Fichamento - antropólogos e antropologia - adam kupper

1093 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE HUMANIDADES

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

JACI OLIVEIRA MARQUES

FICHAMENTO - ADAM KUPER; ANTROPÓLOGOS E ANTROPOLOGIA

DISCIPLINA - ANTROPOLOGIA II
PROFESSOR - MARCELO NATIVIDADE

28 de novembro de 2012

Fichamento

KUPER, Adam.
“ I. Malinowski” In: Antropólogos e antropologia; Rio de Janeiro. F. Alves, 1978. pg 11 - 48

No início do capitulo

1. “Malinowski é um forte pretendente ao título de fundador da disciplina de Antropologia Social na Grã-Bretanha, pois estabeleceu o seu modo distinto de aprendizado: intenso trabalho de campo numa comunidade exótica.” (KUPER,1978 p. 11).

Malinowski inova o método de pesquisa antropológico, superando o método comparativo, da antropóloga de gabinete, dos antropólogos evolucionistas, se diferenciando também de boas, que muito utilizava da história como método de pesquisa, proclamando-se criador de uma disciplina inteiramente nova.

2. “O objeto de estudo da antropologia foi definido com razoável clareza no início do séculos XX ... Sua essência era o estudo do homem “primitivo” ou “selvagem”, ou “primevo” e por voltado do último quartel do século XIX o estudo da “cultura” - no sentido que lhe foi dado por Tylor, abrangendo a organização social - já se distinguia claramente do estudo biológico do homem.” ( Idem, Ibidem, p. 12)

Nesse sentido, é fácil evidenciar como objeto de estudo da antropologia as culturas ditas “primitivas”; no entanto, cada forma de abordagem do mesmo objeto de estudo, esta ligado a uma tendência teórica determinada.

3. “Mas se quiséssemos caracterizar o estado de espírito da antropologia britânica nas primeiras décadas do século atual teríamos que sublinhas a preocupação dominante com a acumulação de dados. A meta final talvez fosse ainda a reconstrução da história da cultura, ou da generalização evolucionista, mas esses interesses eram

Relacionados