Fichamento Antimanual de criminologia

1804 palavras 8 páginas
Aluno: Jean Carlos Vasconcelos do Nascimento
Pôs graduação em ciências criminais da Faculdade Baiana de Direito

ANTIMANUAL DE CRIMINOLOGIA SALO DE CARVALHO

O livro Antimanual de Criminologia, do autor Salo de Carvalho, que foi publicado pela primeira vez em 2008, nasceu como provocação à "pasteurização dos manuais tradicionais". Cinco anos depois, em sua 5ª edição, agora pela Saraiva, o viés crítico permanece inabalado, bem como a preocupação do autor em oferecer possibilidades e alternativas “à crise das ciências criminais”, apresenta uma opção analítica às instituições de ensino brasileiras. A obra é decorrência de diferentes enfoques que possibilitam algumas aberturas ao cerrado pensamento dogmático que constitui o universo jurídico.
Além disso, projeta a construção de uma reflexão criminológica como campo de saber crítico, espaço de fala e de escuta no qual deságuam inúmeros discursos denunciadores da inadequada interferência das agências de punitividade no controle dos desvios, cujo resultado é a reprodução das violências.
O respectivo livro assume a complexidade das relações sociais na atualidade e a aporia dos problemas, das questões sem saída que a vida impõe de forma radical. Projeta a constituição do pensamento criminológico como espaço de fala e de escuta no qual deságuam inúmeros discursos denunciadores da inadequada interferência das agências de punitividade no controle dos desvios, cujo resultado é a reprodução da violência. Mostrando que quando a discussão criminal é pautada, os verdadeiros fascínios pelos atos de crueldade, pelo excesso de violência, abusam de força, e o uso desmedido do poder, nota-se o real interesse que as pessoas têm por tais assuntos. Mais do que indicadores da curiosidade mórbida pelas distintas formas de sofrimento, expõem a fraqueza que o ser humano tem frente aos modelos de conduta traçados como ideais pela Modernidade. O projeto político da Modernidade tem como objetivo a busca da felicidade através da

Relacionados

  • Fichamento Antimanual de Criminologia
    2356 palavras | 10 páginas
  • Projeto
    2739 palavras | 11 páginas