Ficha O Oficio do Contador de Hist rias Inno Sorsy Gislaine Avelar Matos

2488 palavras 10 páginas
Página(s)
Ficha
02
“Enraizado na oralidade, o conto popular tem na sua base de comunicação a percepção auditiva da mensagem, o literário, enraizando-se na escrita, tem na sua base de comunicação a percepção visual de mensagem. O conto literário é produção de um autor que nele irá imprimir seu estilo pessoal e sua própria visão de mundo. Os contos tradicionais, cuja origem parece encontrar-se nos mitos primitivos, não são obra de um só autor.”
03
“Cada velho que morre é uma biblioteca que se queima. Para o homem da cultura oral qualquer inovação pode resultar a perda da identidade do grupo, por isso são conservadores.”
04
“ A memorização do conhecimento a ser transmitido faz com que as pessoas compartilhem das mesmas referências, dentro de uma cultura oral, isso assegura a coesão e unidade do grupo.”
05
“ Na cultura escrita o conhecimento deixa de ser armazenado na memória, passando a sê-lo através do registro escrito.”
06-07
“Existe uma diferença entre ler e contar uma história,porque também existe uma diferença entre a palavra oral e escrita. Quando a comunicação se dá através da palavra oral, nosso centro de percepção é o auditivo, que assim como uma música nos permite envolvermo-nos por inteiro.”
08
“O conto é a arte de relação entre o contador e seu auditório. Através de suas expressões os ouvintes estimular o contador, relizando uma troca de energia, possibilitando ao contador recriar o conto com seu auditório.”
09
“O grande segredo dos bons contadores está na perfeita assimilação daquilo que pretende contar. Isso é possível através do processo de identificação com as situações apresentadas pela história.”
10

Em que a trajetória desse personagem se parece com a minha?
Com suas fraquezas e sua força, esse herói se parece comigo?
Já vivi uma situação semelhante a essa que vivem os personagens desse conto?
A trama apresentada nessa história chama minha atenção de maneira especial?
Essa história me intriga e me atiça a curiosidade?
Essa história me propõe

Relacionados