FICHA DE LEITURA Cidade Para Pessoas P3 PRONTO

Páginas: 5 (1081 palavras) Publicado: 23 de março de 2015

FICHA DE LEITURA DA BIBLIOGRAFIA REFERENTE À DISCIPLINA
PROJETO 3
Ano 2014/2
Tentar preencher em até três páginas
Nome do aluno: Ana Carolina Arruda Lins
RA
10125099401

Autor:
Jan Gehl
Título do texto:
Cidade para pessoas
Capítulo de livro? Artigo? Livro?



Autor do livro /Título do livro
Jan Gehl/ Cidade para pessoas
Título original


Cities For People
Local / Editora/Ano depublicação/páginas
São Paulo/ Editora Perspectiva/2013/262 páginas
Ano de publicação
2013
Ano da primeira edição:


2010
Referência bibliográfica completa

Referência biográfica do autor:


Conceitos apresentados no texto
Sustentabilidade, segurança, contemplação de cidades, a dimensão humana, o caminhar, ciclovias, passarelas, parques, vida nas cidades, construção, paisagismo e paginação.
Autores referidosJane Jacobs, Camilo Sitte
Palavras-chave do texto
Cidade, pedestre, planejamento, arquitetura, urbanismo, paisagismo, rua, pessoas, vias, calçadas, deslocamento, permanência, passagem, identidade, edifícios, equipamentos, automóvel, segurança, caminhar, construção.
Síntese do texto
(em até 25 linhas):
O arquiteto e Urbanista Jan Gehl escreve o livro “Cidade para pessoas” baseando-se na melhoria daqualidade de vida nas cidades contemporâneas a partir do planejamento urbano em favor de pedestres e ciclistas. Recheado de imagens de cidades planejadas, o autor do livro provoca uma reflexão no ato de viver a cidade, conectando, assim, a cidade como lar e identidade de cada leitor.
Em busca de uma humanização da cidade, o autor propõe a construção de espaços públicos acessíveis e contemplativos.A partir de exemplos como a cidade de Copenhague, afirma que a circulação de pessoas gera um caráter de segurança e dinamismo à cidade; sendo assim, sugere o planejamento de locais públicos arborizados, cobertos e iluminados com o intuito de aproximar as pessoas possibilitando atividades nas ruas durante o dia e a noite. Dessa forma, o autor estimula a retomada da vida nas ruas, nas calçadas noambiente urbano como um todo, fora dos condomínios fechados e automóveis blindados.
Dentre questões de trânsito, segurança e acessibilidade, o autor conclui o seu livro com interessantíssimos esquemas de imagens demonstrativas sobre os aspectos negativos e positivos das cidades contemporâneas. Rcomenda e desencadeia soluções para o tráfego de pedestre e ciclistas como por exemplo: Cruzamentossimples, no nível da rua e sinalizado por um sinal direcionado ao pedrestre em detrimento de cruzamentos confusos, por longas passarelas ou fazendo-se necessária a solicitação para atravessar a rua. Além disso, o autor faz uma crítica ao retrocesso do uso das áreas térreas no esdifícios atuais, fazendo us do método de registros de fachadas térreas da cidade de Estocolmo, o qual classifica os edicíoscomo ativo, convidativo, misto, monótono e inativo, facilitando o estudo e a ampliação da visão de áreas que precisavam de melhorias.
Por fim, como reflexão final da leitura, partindo do conceito de cidade como a reunião do espaço construído e natural, é válido ressaltar a importância do arquiteto e urbanista responsável pelo equilíbrio entre essas duas dimensões. Isso porque a cidade nada maisé do que um reflexo social político e econômico de uma sociedade, então, fica claro que os problemas urbanísticos estão intimamente ligados à aqueles de importância vital como educação e saúde, fazendo-se necessária a gestão desses três eixos em conjunto para se obter êxito no desenvolvimento de uma nação.
Ideias e trechos da referência que podem ajudar as observações em campo

O bairro daImbiribeira tem uma paisagem bastante diferenciada; de um lado o mangue, do outro uma selva de prédios. Um tópico bastante interessante para as observações em campo foi “O vento como um problema” onde ele afima:
“O vento age livremente em paisagens abertas, mas a velocidade do vento se reduz pela fricção com o terreno e com a paisagem. Ao longo do terreno, a velocidade do vento é ainda mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestao de pessoas
  • ficha de leitura livro cidade dos ossos
  • Ficha de Leitura
  • ficha de leitura
  • FICHA DE LEITURA
  • ficha de leitura
  • Ficha de Leitura
  • Ficha de Leitura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!