ficha bibliografica de historia Livro Tempo e Historia

Páginas: 6 (1448 palavras) Publicado: 6 de março de 2014
Nome: Mayara Cardoso Ferreira
N◦ 26
Série: 1◦ em C
Sobrenome do Autor: TURAZZI
Nome do Autor: Maria Tereza
Título: Tempo e História
Edição: 1a
Cidade: São Paulo
Editora: Moderna
Ano: 2002
Página:
Citação:
10
“A memória é o poder que temos de trazer para o presente às experiências e os sentimentos do passado. (...)”.
Existe a coisa que mais mede o tempo são as memorias semelas varias coisas não seriam descobertas.
12
“Esse tempo comprido, que passa e nos deixa cada dia mais velhos, é o tempo que continua sempre, que segue em frente e que não se repete. (...)”.
As diferentes formas de pensar no tempo.
14
“(...) O circulo, (...), e uma seta (...). O circulo representa a volta dos ponteiros sempre ao mesmo ponto, a ideia de repetição, de um tempocíclico, que gira que vai e volta sem parar. A seta representa uma direção para onde temos que seguir, (...) é o tempo que passa e não volta, (...) também costumam chamá-lo de tempo línear.”
Existem diferentes formas de acreditar na forma de representar ou indicar o tempo.
17
“(...) Os calendários foram organizados conforme a experiência e a sabedoria dos povos em relação ao tempo. (...)”.Cada povo organizava de uma maneira seu próprio calendário.
18
“Na China, no Japão e outros países asiáticos, a organização do calendário inspirou-se nos ensinamentos da religião budista. (...)”.
Os países asiáticos tem uma cultura totalmente diferente que os outros povos e seu calendário é representado por animais.
19
“(...) Os yanomamis acreditam em um tempo em que opassado e o futuro se confundem, os vivos e os mortos se misturam, o que já se foi transformam-se no que ainda virá a ser. (...)”.
Que as pessoas ou as almas delas podem voltar ou não e esse povo pode ter razão ou não.
22
“(...) Os maias, no entanto, acreditavam que o mundo já havia sido criado, destruído e recriado varias vezes. E eles não viam nisso o “fim dos tempos”, pois haviam elaboradoum calendário baseado na ideia de ciclos da natureza e da história, (...)”.
A cultura dos maias é a mais interessante, pois não sabemos se isso pode ter acontecido antes da nossa “época” digamos assim.
24
“Para criar instrumentos capazes de medir as horas, os povos antigos utilizavam os recursos que podiam ser encontrados na própria natureza, como a luz do Sol, a agua, a areia, a pedraetc. Os primeiros modelos foram os relógios de sole as clepsidras (relógios da agua). Depois vieram as ampulhetas (com areia), as lamparinas (com óleo) e as velas-relógio (com cera). (...)”.
Quando não havia formas de medir o tempo cada povo arrumou uma maneira de contar os dias, as noites, as horas, os minutos, os segundos e etc.
25
“(...) Observando a natureza e os astros natentativa de medir e contar o tempo com a maior exatidão possível, sábios e astrônomos criaram calendários lunares que se orientavam pelas fases da Lua (doze luas iguais a cada 354 dias), e calendários solares, que se baseavam no movimento da Terra em torno do Sol (uma volta a cada 365 dias e algumas horas).”
Os sábios começaram a fazer os calendários conforme a lua e o sol, respeitando suas fazes.26
“O ano lunar era onze dias menor do que o ano solar e não coincidia muito bem com o tempo de duração das estações (verão, outono, inverno e primavera).”
“O mês lunar de 28 dias, por sua vez, corresponde às quatro fases da Lua (nova, crescente, cheia e minguante), também não era um bom divisor para o ano de 365 dias. (...) sábios e astrônomos acabaram preferindo o calendário solar,(...).”.
Antes do nosso calendário, existiram outros tipos de calendários que os sábios da época faziam para facilitar a vida de cada um que vivia naquela época.
28
“(...) Nos países do Ocidente, o nascimento de Jesus Cristo ficou tão conhecido e se tornou tão importante para tantas pessoas que elas passaram a contar o tempo e a dividir a historia do mundo em “antes de Cristo” e “depois de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ficha literária do livro: A História de Uma Folha.
  • RESENHA DO LIVRO APOLOGIA DA HISTÓRIA: A história, os homens e o tempo.
  • Análise do livro "breve história do tempo"
  • Ficha nº 1
  • Ficha de história
  • Tempo, História e a Escrita da História
  • Tempo de historia
  • Tempo e História

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!