Fibro Edema Geloide

Páginas: 14 (3276 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
1.0 Introdução

O termo "celulite" foi primeiro usado na década de 1920, para descrever uma alteração estética da superfície cutânea. Desde então alguns termos são utilizados para designá-la, na tentativa de adequar o nome a características histomorfológicas encontradas: lipodistrofia localizada, fibro edema gelóide, hidrolipodistrofia ginóide, paniculopatia edemato-fibroesclerótica epaniculose, lipoesclerose nodular, lipodistrofia ginóide. Contudo, a denominação fibro edema gelóide (FEG) tem-se demonstrado como o conceito mais adequado para descrever o quadro historicamente conhecido e erroneamente denominado de celulite.
O FEG é uma afecção bastante incidente na população como um todo, sendo o gênero feminino o mais acometido, tendo uma prevalência entre 85% e 98% em todas asraças. Essa prevalência é demonstrada após o marco da puberdade. Sabe-se que os distúrbios hormonais são os principais causadores do FEG, sendo que o estrógeno é o principal hormônio envolvido e é responsável pelo agravamento de tal afecção.
Com a puberdade, há o aumento das taxas de estrógeno, intensificando os depósitos de gordura principalmente na região glútea, contribuindo para ocorrência doquadro. Em seus estudos, Rosenbaum et al (1998) identificaram um dimorfismo sexual no tecido conjuntivo, tal como refletido nas características estruturais da derme, que é concordante com a observação clínica de que a maior parte das mulheres e alguns homens têm celulite.
O FEG é uma alteração da topografia da pele que ocorre sobre a região pélvica, membros inferiores e abdome. É caracterizada por umestofado ou aparência de “casca laranja”.
Etimologicamente, é definida como um distúrbio metabólico localizado no tecido subcutâneo que provoca uma alteração na forma do corpo feminino.
As principais mudanças histológicas são encontradas no interior da hipoderme e consistem na hipertrofia ou afrouxamento do tecido conjuntivo separando os lóbulos de gordura.
Apesar do FEG ser confundido ourelacionado com a obesidade, atualmente pode-se afirmar que são processos nosologicamente diferentes, sendo este fato fundamentado por observações clínicas (não é preciso ser obeso para possuir o quadro) e histológicas.
































2.0 Anatomia do sistema tegumentar

O sistema tegumentar é constituído pela pele e tela subcutânea, juntamentecom os anexos cutâneos. O tegumento recobre toda a superfície do corpo e é constituído por uma porção epitelial, a epiderme,e uma porção conjuntiva,a derme.Abaixo e em continuidade com a derme está a hipoderme,tela subcutânea,que embora tenha a mesma origem e morfologia da derme não faz parte da pele,a qual é formada apenas por duas camadas. A pele é composta pela camada da epiderme e a camada daderme.
De acordo com Borges (2006), dentre as suas inúmeras funções, a pele confere proteção ao organismo contra agentes físico-químicos do ambiente e os microorganismos parasitas. A epiderme é subdividida (da superfície para a profundidade) em 5 camadas:estrato córneo (camada corneificada);extrato lúcido (camada clara); estrato granuloso (camada granulosa);estrato espinhoso ou malpighiano(camada espinhosa) e o estrato germinativo ou basal (camada regenerativa) A derme contém a maior parte das estruturas vivas da pele,sendo responsável por sua elasticidade e resistência.Apresenta corpúsculos sensoriais táteis,terminações nervosas e receptores de frio e calor.Seus vasos sanguíneos são responsáveis pela nutrição e pela oxigenação – tanto das células dérmicas quanto das epidérmicas.
Naepiderme, as diferentes camadas que a constituem mostram as fases pelas quais passam as células que vão sendo substituídas continuamente, nas camadas superficiais elas morrem e se convertem em escamas de queratina. A derme é rica em fibras colágenas e elásticas que conferem à pele sua capacidade de distender quando tracionada, voltando o estado original, desde que cesse a tração. A derme é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fibro edema gelóide
  • Fibro edema gelóide
  • Fibro edema geloide
  • Redução do fibro edema gelóide
  • FEG
  • Fibro Edema Gelóide
  • O FIBRO EDEMA GELOIDE
  • Feg fibro edema geloíde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!