Sensores Utilizados na Industria

Páginas: 16 (3867 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014
 Sensores
a)Sensores Mecânicos
Denominamos sensores mecânicos aqueles que sensoriam movimentos, posições ou presença usando recursos mecânicos como, por exemplo, chaves (switches).Nessa categoria incluimos os micro-switches e chaves de fim de curso.
Esses sensores, como o nome sugere, são interruptores ou mesmo chaves comutadoras que atuam sobre um circuito no modo liga/desliga quando umaação mecânica acontece no seu elemento atuador. É possível usar esses sensores de diversas formas, como para detectar a abertura ou fechamento de uma porta, a presença de um objeto em um determinado local, ou ainda quando uma parte mecânica de uma máquina está numa certa posição.
Uma variação desse tipo de sensor é o sensor de “fim-de-curso” que, conforme o nome indica, detecta quando uma partemecânica de um dispositivo atinge seu deslocamento máximo.
A finalidade da chave de fim-de-curso é evitar que o motor do sistema, por exemplo, continue atuando mesmo depois que a peça que ele movimenta chega ao seu ponto máximo. Isso poderia forçar o mecanismo ou ainda causar uma sobrecarga do motor ou do próprio circuito de acionamento.
b)Sensores tipo Reed-Switch
Esses sensores podem ser usadospara detectar a posição de uma peça ou de uma parte de um mecanismo pela posição de um pequeno ímã que é preso a ela. Poderíamos classificar esses sensores também como sensores magnéticos, uma vez que eles atuam com a ação de um campo, mas como são interruptores acionados por campos, será melhor separá-los em uma outra categoria, dentro de uma classificação de atuação mais simples.
A aplicaçõesdesse tipo de sensor que se caracteriza pela sua velocidade de ação limitada e também pela pequena capacidade de corrente que os tipos comuns apresentam.
Nessas aplicações destacamos, por exemplo, sua utilização como sensor de fim-de-curso, para detectar quando uma peça atinge seu deslocamento máximo, atuando sobre o sensor pela ação de um pequeno ímã.
Outra aplicação é quando usamos o sensorpara produzir pulsos tacométricos que permitem controlar a velocidade de um motor ou registrá-la em um display.
Nas aplicações mais modernas e que exigem maior velocidade de resposta, em lugar do reed-swich podem ser usados sensores de estado sólido como os sensores de efeito Hall, ou ainda sensores indutivos, conforme veremos mais adiante.
c)Sensores Fotoelétricos
Os sensores mecânicos têm porprincipal desvantagem o fato de terem peças móveis sujeitas a quebra e desgaste, além da inércia natural que limita sua velocidade de ação. Outro problema está no repique que pode falsear o sinal enviado quando são acionados.cPor outro lado, sensores que trabalham com a luz são muito mais rápidos, não apresentando praticamente inércia e não têm peças móveis que quebram ou desgastam. Os sensoresfotoelétricos podem ser de diversos tipos, sendo empregados numa infinidade de aplicações na indústria e em outros campos. O tipo mais simples de sensor consiste em um elemento foto-sensível que tem a luz incidente interceptada quando a parte móvel de um dispositivo passa diante dele. Existem diversos dispositivos sensores que podem ser utilizados como sensores de luz, e sua escolha vai dependerbasicamente de suas características. Damos a seguir alguns exemplos de sensores:
Foto-resistores (LDRs)
Os LDRs possuem uma superfície de Sulfeto de Cádmio (CdS) que tem sua resistência elétrica dependente da quantidade de luz incidente. A curva característica desses sensores nos mostra que a resistência cai enormemente à medida que a intensidade da luz incidente aumenta. Na figura 8 exibimos umexemplo de curva de resposta de um LDR comum. A grande vantagem no uso dos LDRs como sensores fotoelétricos está no fato de que eles podem trabalhar com correntes relativamente elevadas, sendo muito sensíveis, o que simplifica o projeto de seus circuitos. No entanto, a desvantagem está na sua velocidade de resposta.
Os LDRs são sensores lentos, não operando em velocidades maiores do que algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sensores industrias
  • Sensores Utilizados em Veículos Autônomos
  • O Uso De Sensores Na Industria
  • sensor indutivo na industria
  • Sensores utilizados na automação industrial e residencial
  • Principais materiais utilizados na indústria aeronáutica
  • materiais utilizados na industria eléctrica e electrónica
  • Aditivos utilizados na industria de bateria chumbo-acido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!