Fibras

Páginas: 8 (1982 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ALGODÃO(CO)


 
 
ESTRUTURA MICROSCÓPICA DO ALGODÃO

 






 

HISTÓRICO  

A maioria das fontes indica que a mais importante das fibras têxteis seja originária da India. Quanto à sua disseminação e datas existem contudo controvérsias. Textos chineses datados de 2.200a.C, fazem referência a tecidos de algodão. No Egito, onde se desenvolveram as espécies produtoras defibras mais longas, existem evidências de sua utilização antes do linho. No museu têxtil de Lyon (França) encontram-se tecidos muito finos de algodão, que envolviam múmias da XVIII dinastia (1570 a.C).
As expedições de Alexandre Magno (356-326 a.C) levaram a fibra para a Grécia e a ocupação árabe da Europa entre os séc. IX e X introduziu a fibra na Espanha (Valencia) e na Itália (Sicília), comsementes provenientes da Síria. As campanhas das cruzadas entre os séc. XI e XIII auxiliaram na disseminação da fibra pelo continente europeu.
Na América, o cultivo teve início no México e Peru, onde Cristovão Colombo encontrou vastas plantações. Na América do Norte, o cultivo teve início no sec XVII, onde teve grande impulso pelo desenvolvimento da máquina de descaroçamento do algodão, criada em1791 por Eli Whitney na Georgia, o que liberou a mão de obra escrava para a expansão da agricultura. Em 1871 foi criada a primeira bolsa para o comércio de algodão em New Orleans. Devido a suas excepcionais características, permitindo seu emprego numa vasta gama de aplicações, o algodão no final do sec. XIX já dominava por completo o mercado têxtil mundial, com uma participação de 80%.
Com odesenvolvimento das fibras químicas, sua participação vem decrescendo, mas ainda continua majoritária, atualmente em torno de 60% no mercado de vestuário.


OBTENÇÃO
 

 
PROPRIEDADES
 
PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS
FINURA
TENACIDADE (cN/dtex)
ALONGAMENTO (%)
DENSIDADE (g/cm3)

CONDICIONADO
ÚMIDO
CONDICIONADO
ÚMIDO

FIBRA
2,1 a 3,6dtex
Ø 16 a 30µ
2,6 /4,3
2,9 / 5,6
3,0 /7,0
3,0 / 7,0
1,53
ABSORÇÃO DE UMIDADE (%)
COMPORTAMENTO AO CALOR (ºC)
REGAIN
TAXA CONVENCIONAL
CONDICIONAMENTO

8,5
8,5

Amarelecimento 120-150
Decomposição 160
Ignição 350
 
 
 
 
PROPRIEDADES QUÍMICAS
SENSIBILIDADE AOS PRODUTOS QUÍMICOS
TINGIMENTOS - CORANTES
/ TEMPERATURAS (ºC) / SOLIDEZ GERAL
Boa resistência aos solventes orgânicos comuns e alvejantes.
Resiste aosálcalis e ácidos fracos.
Sensível aos ácidos minerais concentrados.
Reativos /80 °C / Boa
Diretos / 98 °C / Média
Enxôfre / 98 °C / Boa
Cuba / 80 °C / Excelente
Naftóis / 80 °C / Boa






JUTA (CJ)
HISTÓRICO
        As variedades e a utilização da juta são citadas em antigos textos em sânscrito e nos livros dos Vedas.
                   Fibra originária da Índia, teve suaintrodução na Europa no séc. XVIII, com as primeiras tentativas para seu processamento efetuadas nas fiações de linho da cidade de Dundee (Escócia).
                   Seu uso comercial e importância econômica tiveram incremento no ocidente a partir de 1830, principalmente pela substituição do linho e do cânhamo na produção de artigos de aniagem.
                   É a fibra têxtil de menor custo deobtenção e a segunda fibra de origem vegetal mais utilizada mundialmente, superada apenas pelo algodão.
                   Seu cultivo e extração são efetuados ainda de forma rudimentar, em regiões de clima quente e úmido, em solos de aluvião nas margens e deltas de rios, sendo os principais produtores a Índia, Paquistão, Bangladesh e China.
PLANTA / OBTENÇÃO
                   Planta herbáceade cultivo anual, de caule reto alcançando a altura de 1,5 a 4,5 m, ramificada no topo, sendo as fibras extraídas do caule em forma de feixes, pelo processo de maceração.






PROPRIEDADES
PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS

DIÂMETRO
 µ

TENACIDADE(cN/dtex)

ALONGAMENTO(%)
DENSIDADE(g/cm3)

CONDICIONADO
ÚMIDO
CONDICIONADO
ÚMIDO

FIBRA
ELEMENTAR
10 a 30
Média=25
3,0...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fibras
  • Fibras
  • fibras
  • Fibra
  • Fibras
  • Fibra
  • Fibras
  • fibras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!