Fibras texteis

Páginas: 14 (3269 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2014

Algodao :

Sigla : CO Semente



Originário da índia expandiu-se pelo Irã e Asia Ocidental, em direção ao norte e oeste.
Cultura anual e que exige mão-de-obra numerosa.
O período vegetativo varia de cinco a sete meses e a colheita, manual ou mecanizada, pode durar váriassemanas, já que nem todas as cápsulas se abrem Ao mesmo tempo.
Fibra : Fibra de semente vegetal, quando seca é compósta por 88 a 96% de celulose.
Contém, também, pequenas porções de proteína, pectina, cera, cinzas, ácidos orgânicos e pigmentos..


TENACIDADE : As fibras mais grossas são mais resistentes que as finas. O fio de algodão possui uma tenacidade que varia entre 3 a 5 gf/denier,porém quando molhado, sua resistência aumenta em até 20%.
ALONGAMENTO E ELASTICIDADE : Devido a sua umidade varia de 5 a 10%. Com 2 % de alongamento a elasticidade é de 74% e com 5% de alongamento o valor decresce para 45%.
RESILIÊNCIA : Superior as demais fibras naturais celulósicas, porém, é baixa.
DENSIDADE : A densidade da fibra de algodão é de 1,50 a 1,54 g/cm³
UMIDADE (REGAIN) : Aumidade interfere diretamente na resistência da fibra do algodão. Quanto maior a umidade maior o paralelismo entre as fibrilas resultando em um aumento da resistência. Ele é Higroscópico,ou seja, absorve a umidade do ambiente.
ESTABILIDADE DIMENSIONAL : Os tecidos de algodão são relativamente estáveis. Eles podem encolher em conseqüência de tensões sofridas durante o processo de fabricação; portanto,é necessário realizar a sanforização para evitar essa possibilidade.
PROPRIEDADES TERMICAS : A temperaturas superiores a 200º C a celulose decompõe-se amarelecendo. Em temperaturas ainda maiores a celulose carboniza.


PROPRIEDADES QUIMICAS : O algodão é um bom resistente aos álcalis que são utilizados durante o processamento e acabamento. Porém, não são resistentes aos ácidos minerais fortes,sendo sua fibra destruída e se degradam se expostos a ácidos diluídos à quente.
É extremamente resistente à maioria dos solventes orgânicos e àqueles que são usados para a remoção de manchas.
Sua queima é rápida e completa, produzindo um cheiro de papel queimado devido a sua composição celulósica. Pode amarelar se passada em altas temperaturas; devem ser umedecidos antes de serem passados aferro.

PROPRIEDADES BIOLÓGICAS :
O algodão é atacado por fungos, como mofo e bactérias; porém, é resistente a ataque de insetos uma vez que não são atacados por lagartas ou outros tipos de insetos.
Resistência à pragas : é atacado principalmente pela praga denominada fusarium, que provoca seu murchamento, devido a isso é utilizado um alto teor de fertilizantes e pesticidas em seu cultivo.VANTAGENS :
abundância
preço acessível
alta resistência
biodegradável
toque macio
pode ser lavado a seco

DESVANTAGENS :
amarrotamento demora para secar
proliferação de micro-organismos
grande utilização de inseticidas, pesticidas e agrotóxicos

APLICAÇÕES :
Sendo a fibra de maior utilização no mundo, pode ser misturada com diversas outras fibras, naturais esintéticas.















LINHO
Sigla : Cl Caule

Fibra têxtil das mais antigas, já utilizada por povos pré-históricos de algumas regiões da Europa central região dos lagos pré-históricos da Suíça (cerca de 10000 aC) e pelos egípcios (4000 e 3000 a.C.). Difundido pelosromanos, propagou-se por toda a Europa e passou a ser cultivado em muitas partes do mundo.
Cultivada para fibra, a planta de linho, é cultivada anualmente e apresenta uma haste dupla, que se ramifica variadamente. Quando aparecem as flores e as sementes estãocomeçando a amadurecer, a colheita é iniciada, por processos manuais e mecânicos. Cercade ¼ das hastes são constituídas de fibras. Após a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fibras Têxteis
  • Fibras texteis
  • Fibras têxteis
  • Fibras Texteis
  • Fibras Têxteis
  • Fibras Texteis
  • Fibras têxteis
  • Fibras Texteis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!