FHMTSS

Páginas: 2 (335 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Em nosso estudo sobre o Brasil tomamos como indicador da capacidade organizacional da sociedade brasileira, ou seja, do seu capital social, a distribuição da (FASFIL) tal como fornecida pelo (IBGE),em parceria com a (ABONG), o (GIFE) e o (IPEA).
A metodologia para definição das FASFIL foi a de selecionar no Cadastro Central de Empresas (CEMPRE/IBGE), para 2005, as entidades, com base nacomposição de sua natureza jurídica que se enquadrassem, simultaneamente, nos cinco seguintes critérios:
* Privadas, não integrantes, portanto, do aparelho de Estado; 
* Sem fins lucrativos, isto é,organizações que não distribuem eventuais excedentes entre os proprietários ou diretores;
institucionalizadas, isto é, legalmente constituídas;
Auto administradas ou capazes de gerenciar suas própriasatividades; e
voluntárias, na medida em que podem ser constituídas livremente por qualquer grupo de pessoas, isto é, a atividade de associação ou de fundação da entidade é livremente decidida pelossócios ou fundadores" . (IBGE, 2008, p.12-13)
Os indicadores econômico-sociais selecionados são os seguintes: PIB per capita, Índice de Williamson, Índice de Gini, Índice de desenvolvimento humano,Taxa de mortalidade infantil, Esperança de vida ao nascer e Média de anos de estudo – 20 a 24 anos.
A abordagem da organização social, através do capital social permite ressaltar a relevância datemática em sua conexão com a análise dos diversificados indicadores socioeconômicos brasileiros. Mas é possível afirmar que, para os Estados com melhor relação entre habitantes por organizações sociais,existe, uma correlação significativa com melhores indicadores econômico-sociais.
Porém é observável que das cinco regiões brasileiras, a que fica nas primeiras posições em qualquer variável é a regiãosul e que a região na pior colocação é a nordeste. Portanto esse estudo só termina de confirmar a grande desigualdade que existe no país, evidenciando que a democracia no Brasil é artificial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps FHMTSS II

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!