fghjbn

300 palavras 2 páginas
As reações químicas no corpo humano

Milhares de reações químicas estão sempre a acontecer dentro do nosso corpo, quer seja para captar energia, quer para movimentar os músculos. Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação aop estado inicial (reagentes). Estas reações ocorrem continuamente em todas as células do nosso corpo.

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo se ele gastar energia. O metabolismo da atividade física é responsável por gastar energia enquanto o organismo realiza atividades físicas específicas para queimar energia e inespecíficas como por exemplo escovar os dentes e pentear os cabelos. O metabolismo alimentar trabalha desde a ingestão dos alimentos no processo de mastigação até ao processamento dos nutrientes pelo organismo.

Algumas reações químicas que acontecem no nosso corpo:
Crescimento das unhas
Digestão
Crescimento do cabelo
Desenvolvimento ósseo
Cicatrização de feridas
Reconstrução celular
Formação de dentes
Tudo o que diz respeito à construção do nosso corpo depende de reações químicas que absorvem energia. Quando ingerimos alimentos dão-se reações onde ocorre a libertação de energia, essa reação permite manter o corpo aquecido.
As gorduras também são fundamentais para o metabolismo, pois retardam a digestão dos carboidratos e fazem com que a energia criada pelo organismo seja gasta de forma homogênea.
Como se vê, dependemos da química até para sobrevivermos, ela mantém o nosso corpo em funcionamento, faz parte de nosso metabolism. E é graças ao metabolismo que as células crescem e se reproduzem.

http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/a-quimica-corpo.htm
http://vivacomsaude.spaceblog.com.br/394915/As-reacoes-quimicas-que-ocorrem-no-organismo/

Relacionados