fgdxgfd

286 palavras 2 páginas
CONCEITO
O fenômeno da inflação não é pacífico na teoria econômica no que diz respeito à sua conceituação. Em geral, o mesmo é definido como o aumento continuado, permanente e generalizado dos níveis de preços em uma economia.

INFLAÇÃO DE DEMANDA
Ocorre quando a demanda agregada supera a oferta agregada por bens e serviços. Para que ocorra, é necessário pressupor que a capacidade ociosa da economia está próxima ao nível de pleno emprego dos fatores de produção.

Sua causa podem ser as mais diversas:

a) Aumento dos gastos governamentais;
b) Excesso de moeda;
c) Excesso de crédito;
d) Choque de demanda (euforia).

INFLAÇÃO DE CUSTO (OU DE OFERTA)
Ocorre quando o custo de produção é repassado aos preços ao consumidor. Dependem de um mercado concentrado, assim, quanto maior a concentração do mercado (menor concorrência), mais os empresários possuem o poder de repassar o aumento dos custos para os preços finais.

A inflação de custo pode ser causada, ainda, pelo choque de oferta. Quando fenômenos inesperados afetam a produção (como a quebra de uma safra causada por fenômenos naturais).

INFLAÇÃO ESTRUTURAL
Ocorrem pela elevação dos custos de produção, porém, ao contrário da inflação de custo é causada pela configuração da infraestrutura existente no local (estradas, transporte, energia e etc), que afetam os custos dos processos de produção, distribuição e fornecimento.

INFLAÇÃO INERCIAL
Causada pelo efeito psicológico dos agentes, quando acreditam na elevação dos níveis de preço e agem de tal modo que a inflação de fato se concretize. Em outras palavras, está relacionada às expectativas dos agentes e sua memória inflacionária. Presente em economias com preços indexados.

INFLAÇÃO REPRIMIDA
Os preços não sobem ou sobem pouco devido às medidas governamentais de contenção como tabelamento, racionamento e

Relacionados