fftdtdyd

1200 palavras 5 páginas
ANIMALISMO – A REVOLUÇÃO

Igor Luiz Gomes, bacharel em Direito na Fundação Educacional do Nordeste Mineiro IESI-Fenord.

ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. 1. Ed. São Paulo. Editora Companhia das Letras, 2007.

A Revolução dos Bichos, Animalismo, como é chamado na história, começa quando os animais da fazenda percebem como sofrem maus tratos e se sentem injustiçados. O dono da fazenda, Sr. Jones e a sua esposa tratam os animais com descaso, acham que só servem pra trabalhar, deixando-nos sem comer por longas horas. O porco Major, o mais esperto entre todos eles e o líder da revolução, reúne todos os animais no celeiro para ver o que pode ser feito em conjunto para reivindicar melhores condições.

Durante a reunião dos bichos, o dono dá fazenda percebendo o alvoroço, vai até o celeiro saber o que está acontecendo. Imaginando que são raposas, pega a sua espingarda. No meio do caminho ele escorrega e por um descuido a arma acaba disparando sozinha e acerta o velho Major que estava no alto do celeiro celebrando a reunião. O porco Major morre, mas consegue passar o seu recado para todos os animais. Estabelece regras primordiais entre os bichos, para a sobrevivência e bem estar de todos na fazenda.

Os porcos por serem os animais mais espertos, tentam comandar todos os outros. Começa a haver divergências entre a forma de governar do porco Bola-de-Neve e o porco Napoleão. O Bola-de-Neve quer continuar seguindo os métodos do Major e o Napoleão tem ideias contrárias a ele. Buscando se auto promover, Napoleão convence todos os bichos que os ideais do Major são ultrapassados e passa a ser o líder.

Temendo represálias por parte dos outros animais graças as ideias do Bola-de-Neve e da cadela Lulu, o porco Napoleão decide bani-lo da fazenda. Alegando que ele está se rebelando contra a liderança. Até os filhotes da cadela Lulu foram influenciados pelo porco Napoleão e passam a fazer parte da segurança da fazenda junto aos outros cachorros. Com mais liberdade e

Relacionados