Feudalismo por G.Cote

598 palavras 3 páginas
Fichamento – Moderna

Crise Geral:
A transição do feudalismo ao capitalismo, tendo como referencia a Europa Ocidental esta diretamente ligada a crise do século XIV.
Para Perry Anderson as limitações no desenvolvimento das forcas produtivas são o principal motivo da crise feudal.
Ao mesmo tempo em que o solo perdia sua eficácia de produção a população mantinha uma alta taxa de natalidade, tornando a fome uma prega da época.
A implementação da monocultura visando a produção de cereais tornou por reduzir os campos usados para pastos, tal fato causou um declínio na pecuária dificultando o mantimento de animais e inviabilizando o fornecimento de esterco para adubo.
Sem o fertilizante proveniente do esterco do gado, o solo empobrecia rapidamente contribuindo para o aumento no numero de tempestades e inundações.
Com a ruptura com a pecuária e com a diversificação da agricultura, algumas regiões buscaram manter uma produção de produtos específicos com maior valor comercial (vinho, linho, lã e gado), dando inicio ao sistema de trocas e ficando refém de importações.
Os vários problemas já citados acarretaram na fome na Europa, no inicio do abandono de terras e na queda da taxa de natalidade.
Com o acumulo das pessoas na cidade e a pouca produção da época, ocorrera também uma crise monetária com a quebra da banca e do comercio.
A extração mineral já perigosa, ganhou maior perigo físico com as enchentes e passou a figurar como uma atividade pouco, ou quase nada, lucrativa.
Com as comuns enchentes e o abandono das minas a extração de minérios de prata sofreu uma parada ocasionando na escassez de moeda circulando e resultando numa inflação cada vez mais gigantesca.
Os graves problemas financeiros ocasionaram uma onda de violência sem precedentes uma vez que os nobres passaram a tentar manter suas fortunas através dos saques e pilhagens.

Crise no feudalismo e trabalho servil
A renda agora baseia-se na arrecadação de dinheiro, a partir desse momento o camponês

Relacionados