Fertiliza O Ou Fecunda O

Páginas: 7 (1717 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Fertilização ou Fecundação

É o processo biológico através do qual o ovócito e o espermatozoide se unem para formar uma nova célula chamada ovo ou zigoto, com a qual se inicia o desenvolvimento embrionário, isto é, a vida de um novo indivíduo. Essa fecundação acontece no terço distal da tuba uterina. Se o ovócito não for fertilizado na tuba uterina, ele segue lentamente em direção ao útero,onde se degenera e é reabsorvido pelo organismo. Existem sinais químicos que atraem os espermatozoides para ovulo. Estes sinais são secretados pelo ovócito e por todas as células foliculares circundantes, este processo é conhecido como quimiotaxia dos espermatozoides.
O processo de fertilização é um complexo sequencial de eventos moleculares coordenados que tem início no exato instante docontato do espermatozoide com um ovócito e tem o fim com o produto (zigoto) da união doscromossomos  maternos e paternos, formando um embrião unicelular, durando cerca de 20 horas o processo todo. As alterações que podem ocorrer em qualquer estágio da sequencia destes eventos podem causar a morte dos zigotos.

Algumas informações
- São eliminados com a ejaculação em torno de 350 milhões deespermatozoides.
- Chegam à tuba uterina em torno de 100 espermatozoides.
- O ovócito pode ser fecundado até 24 horas após a ovulação.
- Os espermatozoides sobrevivem no sistema reprodutor feminino de 24 a 72 horas.
Maturação: Ocorre no epidídimo, vai haver modificações funcionais e estruturais dos espermatozoides, modificando o metabolismo e inserção de glicoproteínas na membrana citoplasmática.Capacitação: Ocorre no sistema reprodutor feminino, na qual vai fazer com que ocorra modificações ou alterações das glicoproteínas da membrana citoplasmática dos espermatozoides, alterando a permeabilidade da membrana citoplasmática do espermatozoide e certas substancias.
Na capacitação vai ocorrer a redistribuição de algumas glicoproteínas, aumento da captação de oxigênio e tornafuncional a reação acrossômica.
Reaçao acrossomica: Ocorre após a ligação a zona pelúcida é induzida por proteína dessa zona e vai culmina na liberação das enzimas necessárias a penetração na zona pelúcida, incluindo acrosina e substancias semelhantes a tripsina.

Etapas da fertilização:

1- Passagem do espermatozoide através da corona radiata do ovócito: a dispersão das células foliculares da coronaradiata resulta principalmente da ação da enzima hialuronidase, liberada do acrossoma do espermatozoide. As enzimas da mucosa tubária e os movimentos da cauda dos espermatozoides também são importantes para a sua penetração na corna radiata.


2- Penetração da zona pelúcida: Esta é uma fase importante para o início da fertilização. É provável que as enzimas esterases, acrosina e neuraminidase,também liberadas pelo acrossoma, causem o rompimento da zona pelúcida, agindo como facilitador da chegada dos espermatozoides ao ovócito. Assim que este penetra a zona pelúcida, ocorre à reação zonal, uma mudança que torna esta zona impermeável a outros espermatozoides. A composição desta cobertura é feita por glicoproteínas extracelularmente e muda após a fertilização. Alguns estudiosos acreditamque a reação zonal seja o resultado da ação das enzimas lisossomais liberadas por grânulos corticais.
3- Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e espermatozoides: As membranas plasmáticas dos gametas se fundem e se rompem na área da fusão. A cabeça e a cauda o espermatozoides entram no citoplasma do ovócito, mas a membrana plasmática não penetra.


4- Término da segunda divisão meiótica eformação do pronúcleo feminino: Quando os espermatozoides penetra o ovócito, ele o estimula a completar a segunda divisão meiótica, resultando num ovócito maduro e num segundo corpo polar. A partir disso, há a condensação dos cromossomos maternos e o núcleo já maduro do ovócito evolui para um pronúcleo feminino.

5- Formação do pronúcleo masculino: Dentro do citoplasma do ovócito, o núcleo dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FECUNDA O
  • Fecunda O
  • Fertiliza O
  • Fecunda o
  • Fecunda O
  • A FECUNDA O
  • Fecundação Fecunda
  • A fonte fecunda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!