ferrovia

Páginas: 6 (1424 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2013













TRABALHO FINAL

INFRA FERRO–HIDRO-AÉRO–DUTOVIÁRIA
ENG 09030
PROF. FERNANDO DUTRA MICHEL





GRUPO: BRUNA DONES GAYER
BRUNO DORNELLES RANGEL
MARO DE MELO


















Introdução
A combinação homem e máquina no transporte rodoviário impulsionaram a distribuição de mercadorias e o acesso das pessoas a outras regiões.Sobre uma estrutura mais robusta, com maior capacidade de transporte de carga por eixo, o veículo ferroviário pode ampliar o transporte de cargas bem como de pessoas, ampliando a capacidade de escoamento da malha de transporte, barateando o custo da produção e acelerando o desenvolvimento de regiões.
Este barateamento do transporte é justificado pela maior capacidade d ecarga transportada por eixoe velocidade empregada para se entregar à mercadoria no seu devido destino. Para suprir essa necessidade, o desempenho de rodagem está relacionada à construção de novas linhas, adaptadas para que a composição de um trem possa atingir maiores velocidades.
O aumento da velocidade gera oscilação lateral que pode se tornar instável. S elevadas cargas transportadas elevam os danos provocados pelassolicitações no contato entre roda e trilho. O desenvolvimento de um tráfego seguro e estável está relacionado à melhoria das propriedades de guiagem, com consequente acréscimo na redução do desgaste roda/trilho e agressão à guia de rodagem. O perfil do rodeiro e o dimensionamento da região de contato ganham importância à medida que os mesmos influenciam no amortecimento lateral.

Objetivo dotrabalho
O objetivo deste trabalho consiste no entendimento dos parâmetros que influenciam a estabilidade de todo o sistema suspenso pelo rodeiro criando condições para a otimização da maquete de um truque ferroviário. Como a estabilidade não depende de somente um parâmetro, mas da interação de diversos parâmetros (velocidade, irregularidades, geometria das peças, etc), o presente trabalho fez comque o grupo tivesse que pesquisar não somente as características do aparelho de ferrovia, mas também todos os fatores que influenciam no dimensionamento e no bom funcionamento das propriedades de guiagem.

O sistema dinâmico ferroviário
Sistemas dinâmicos ferroviários são modelados levando-se em consideração as forças de contato roda – trilho. As equações de movimento são fortementeinfluenciadas pela determinação dessas forças, o que requer conhecimento da mecânica de contato, ferramenta imprescindível na previsão do comportamento de uma composição ferroviária. O rodeiro é responsável por receber as excitações na forma de irregularidades e imperfeições da via e transferi-la para a suspensão primária.


Montagem da maquete

Decisão de escala e materiais
Para definição da escolha damaquete, o grande debate foi sobre a escala. Queríamos algo em tamanho real, mas após pesquisas de materiais, preços, logística e funcionalidade, percebemos ser algo inviável para nossa proposta.
Montamos um trecho de trilho apoiado sobre dormentes e com um truque com quatro rodas sobre ele. Pesquisamos e descobrimos que para uma maquete ser firme o suficiente para montagem, precisaria sermontada em uma base sólida, para dar sustentação a todo o trabalho.
Decidimos usar uma base de MDF, que além de dar uma boa sustentação, possui um excelente acabamento para apresentações. Fomos até a Livraria do Arquiteto, na Escola de Arquitetura da UFRGS para fazermos pesquisas dos materiais mais empregados pelos estudantes em suas diversas maquetes feitas durante o curso de Arquitetura eUrbanismo. Os materiais são geralmente papéis de diversas espessuras e acabamentos, cada qual com sua funcionalidade e vantagens.
A grande questão estava sobre a escala. A base de MDF era muito pesada. Percebemos que qualquer escala maior do que 1:4 seria inviável, pelo tamanho e peso da base e pela sustentação interna que teria a maquete, tendo em vista os materiais que usaríamos. Conseguimos uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ferrovias
  • FERROVIAS
  • ferrovia
  • Ferrovias
  • Ferrovia
  • ferrovias
  • Ferrovias
  • Ferrovias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!