Ferramenas usada em desenho tecnico

345 palavras 2 páginas
Mesa de desenho com régua paralela
A mesa de desenho técnico é usada para que se possa desenhar com mais destreza e perfeição. Com o auxilio da régua paralela, esta mesa permite que sejam feitas linhas horizontais sem dificuldade. A régua é presa à mesa com por um sistema de roldanas e fios, que pode ser ajustado para que a régua fique mais firme ou mais solta, dependendo da necessidade do aluno. Esquema de como a régua paralela é presa à mesa:

Escalímetro

O escalímetro é um instrumento na forma de um prisma triangular que possui 6 réguas com diferentes escalas. É utilizado para medir e conceber desenhos em escalas ampliadas ou reduzidas. O escalímetro convencional utilizado na engenharia e na arquitetura é aquele que possui as seguintes escalas 1:20; 1:25; 1:50; 1:75; 1:100; 1:125. (Lê-se um para vinte; um para vinte e cinco...). Escalas usadas para diminuir, no desenho, o tamanho do objeto ou elemento representado, são ditas “escalas de redução”, exemplo: 1:20; 1:50. Quanto menor o denominador da fração, maior o desenho. A escala 1:1 é chamada "escala natural", com a qual o objeto ou elemento é desenhado do tamanho real. As escalas "de ampliação" - como 2:1, 5:1, 10:1, etc. – dão como resultado desenhos que tem as dimensões maiores do que as do objeto real. Essas escalas de ampliação aplicam-se ao desenho de peças de pequenas dimensões, nas quais o nível de detalhamento precisa ser grande.

Esquadro 45º Esquadro 60º O esquadro é um instrumento de desenho utilizado em obras civis e que também pode ser usado para fazer linhas retas verticais com precisão para 90°. Existem diversos tipos de esquadros: o primeiro, com o formato de um triângulo retângulo isósceles de 45º-45º-90º; o segundo, com o formato de um triângulo retângulo escaleno de 30º-60º-90º. Quanto ao tamanho, ou se tem ou não escala, depende das funções que se quer explorar com o instrumento. Em engenharia civil é utilizado para verificação de

Relacionados

  • Mecatronica
    9145 palavras | 37 páginas
  • Trabalho de ergonomia
    8910 palavras | 36 páginas
  • Projeto de Redes
    54973 palavras | 220 páginas
  • Redes
    438836 palavras | 1756 páginas