Fenomenos Naturais

Páginas: 9 (2190 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
 Fenômenos Naturais
Um fenômeno natural é um acontecimento não artificial, ou seja, que ocorre sem a intervenção humana. Note-se que até as ações humanas (um automóvel em andamento, por exemplo) continuam sempre sujeitas às leis naturais, contudo, não são considerados, neste sentido, fenômenos naturais, já que dependem do arbítrio ou vontade humana. Os fenômenosnaturais podem isso sim (ou não), influenciar a vida humana que a eles está sujeita, como a epidemias, às condições meteorológicas, desastres naturais, etc. Repare-se que, na linguagem vulgar, fenômeno natural aparece quase sempre como sinônimo de evento incomum, espantoso ou desastroso sob a perspectiva humana. Contudo, a formação de uma gota de chuva é um fenômeno natural da mesma forma que umfuracão.
Na linguagem vulgar, contudo, dado o sentido comum do termo "fenômeno", esta expressão refere-se, em geral, aos fenômenos naturais perigosos também designados como "desastres naturais". A chuva, por exemplo, não é, em si, um "desastre", mas poderá sê-lo, na perspectiva humana, caso algumas condições se conjuguem. Deficiente manutenção dos equipamentos de drenagem da água, mau planeamentourbanístico, com a construção de estruturas em locais vulneráveis a cheias1 ou outros podem ocasionar efeitos desastrosos para o ser humano.
Existem Vários tipos de fenômenos naturais. Dentre eles estão: Redemoinho, Furacão, Nevasca, Terremoto, Inundação, Levantamentos, Vendaval, Ciclone, Geada, Vulcão, Enxurrada, Ciclos de Chuva, Tempestade, Tufão, Maremoto, Incêndio (quando não provocado pelo homem),Estiagem, Tornado, Granizo, Tsunami, Deslizamento, Ondas de Calor, Ressaca, entre outros. 
Causas:
 Precipitação muito abundante, num curto intervalo de tempo;
 Tempestade com origem do mar, acompanhadas de chuvas intensas e grandes ondas;
 Derretimento das calastes de gelo;
 Ruptura de barragens;
Podem ser agravadas pela ação do homem, através da:
 Ocupação do leito de cheia fazaumentar o risco de inundação e agrava a vulnerabilidade dessas áreas;
 Impermeabilização do solo, nas cidades, com asfalto e cimento, impede a infiltração da água e as ruas facilmente fiam inundadas;
 Desflorestamento que faz aumentar o escoamento superficial das águas da chuva, que arrastam consegue grandes quantidades de sedimentos, assoreando a foz dos rios. 

Consequências:
 Elevadosprejuízos materiais
 Perdas de vidas humanas
 Derrocadas ou aluimentos de terras
 Destruição de campos agrícolas e morte de gado
 Falta de água potável
 Isolamento de povoações
El Niño
El Niño é o nome dado a um fenômeno que ocorre nas águas do pacífico e que altera as condições climáticas em diversas partes do mundo. Este nome foi dado por pescadores do Peru em razão de a costa do país sermuito atingida pelo fenômeno e causar graves danos aos pescadores, principalmente.
O El Niño dura de 12 a 18 meses em média em intervalos de 2 a 7 anos com diferentes intensidades. Quando ocorre o fenômeno as mudanças do clima são diferentes em cada parte afetada do mundo como por exemplo secas no sudeste asiático, invernos mais quentes na América do norte e temperaturas elevadas na costa oesteda América do sul, que faz com que os pescadores do Peru sejam prejudicados. Todas estas mudanças ocorrem devido ao aumento da temperatura na superfície do mar nas águas do pacífico equatorial, principalmente na região oriental. Isto faz com que a pressão na região diminua, a temperatura do ar aumente e fique mais úmido, no pacifico oriental. Esta mudança nesta parte do mundo causa uma mudançadrástica de direção e velocidade dos ventos a nível global fazendo com que as massas de ar mudem de comportamento em varias regiões do planeta.
La Niña             
 
O fenômeno La Niña, ou episódio frio do Oceano Pacífico, é o resfriamento anômalo das águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental. De modo geral, pode-se dizer que La Niña é o oposto do El Niño, pois as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fenômenos Naturais
  • Fenômeno natural
  • Fenômenos naturais
  • Fênomenos naturais
  • Fenômenos Naturais
  • Fenomeno natural
  • Fenômenos naturais
  • Fenomenos naturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!