Fenomenologia_e_AT1

1075 palavras 5 páginas
FENOMENOLOGIA, EXISTENCIALISMO E ANÁLISE TRANSACIONAL
Anamaria C. Afeche Cohen
Este artigo surgiu da necessidade de aprofundar as bases filosóficas da Análise Transacional; situar dentro de um contexto histórico-filosófico, conceitos como crescimento ou auto-realização, “okeidade”, autonomia ou responsabilidade pessoal, idéias centrais no desenvolvimento da AT.

Nessa busca, encontrei dentre outros, o livro de Roberto Crema, “Análise Transacional Centrada na Pessoa e Mais Além”, que apresenta algumas idéias sobre humanismo, fenomenologia e existencialismo, e o artigo de John Nuttall, “The Existential Phenomenology of Transactional Analysis”.

Aqui estão expostas algumas idéias iniciais, que poderão propiciar mais reflexão, discussão e aprofundamento.

A Análise Transacional (AT) foi descrita por Eric Berne como uma fenomenologia sistemática (1961).

A aplicação do método fenomenológico consiste no estudo da experiência humana, na medida em que é acessível à consciência, tanto em relação a objetos quanto a significados.
A AT desenvolveu-se a partir dos estudos de Berne sobre a intuição. Isto o levou a abandonar, em parte, a psicanálise e a desenvolver um novo sistema de terapia baseado nas interações humanas ou transações. Tal uso da intuição pode ser considerado fenomenológico, ou seja, um método de investigar o mundo, onde todos os preconceitos e pressuposições são colocados à parte, a fim de conhecer o mundo diretamente através da intuição (du Plock, 1997, p. 5).

A base intelectual da fenomenologia foi desenvolvida por Edmund Husserl. Ele introduz o conceito de intencionalidade, ou seja, um princípio que explica toda experiência mental, como dirigida ao objeto, estando ativamente relacionada e conectada ao mundo.
Heidegger, assistente de Husserl na Universidade de Freiburg, introduz o conceito de Dasein, que se caracteriza pela inevitável condição do homem de ser um ser humano e ter que lidar com as vicissitudes da vida. Heidegger usou o termo “ser no mundo”,

Relacionados