Fen menos das Redes Socias da Internet no Quotidiano TrabalhoFinal 1 semestre Sociologia

2233 palavras 9 páginas
Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação
(PBAI)

Sociologia PL
1º Ano

Vera Ramos
25-01-2015

Introdução
A minha motivação para levar a cabo este pequeno trabalho de pesquisa, no âmbito do meu trabalho final de 2ª época da unidade curricular Pesquisa Bibliográfica e Análise de Informação, foi a de tentar perceber quais as motivações subjacentes ao crescente número de relações sociais que se estabelecem por via das novas tecnologias, nomeadamente a Internet e as Redes Sociais, em detrimento do contato pessoal, cara-a-cara. O crescente isolamento dos utilizadores e este meio de comunicação que ganha vantagens em relação ao convívio dito tradicional trará sem dúvida uma mudança no comportamento e nos afetos. Como deveremos encarar essa mudança e até que ponto as relações sociais poderão ser afetadas e quais as consequências num futuro próximo, foram algumas das questões que me levaram a efetuar este trabalho.
Penso que por ser um tema ainda algo recente, historicamente falando, e que tem vindo a sedimentar-se nas nossas vidas de uma forma quase inperceptível e algo insinuosa, ainda não existem (ou não encontrei) muitos estudos já efetuados nesta área, principalmente a nível das motivações psicológicas e sociais que impelem o individuo a estar cada vez mais acompanhado e ao mesmo tempo isolado, por muito paradoxal que pareça esta afirmação.

Tema: Redes Sociais
Questão de investigação: motivações psicológicas e sociais subjacentes à utilização de redes socias na internet
Recurso
Palavras-chave
Referências dos materiais encontrados utilizado utilizadas
Dissertação
B-on redes sociais
Koo, L. C. (2006). Estudo de atratividade dos
AND motivações ambientes de comunidades virtuais: Análise psicológicas comparativa LinkedIn e Orkut. Unpublished masters’ thesis, Pontificia Universidade Católica,
São Paulo, Brazil.
Artigo 1

B-on

redes sociais
AND motivações psicológicas Spudeit, D. F. A. O. C. (2010). O fenômeno social das redes de informação: reflexão teórica.

Relacionados