Fellipebr

483 palavras 2 páginas
Ética Prática
Viver e trabalhar com ética significa saber conviver, respeitando a dignidade do próximo, tanto quanto a sua própria dignidade de caráter. Na teoria, fala-se e se escreve bastante sobre o tema, nos dias atuais, sobretudo porque não é difícil constatarmos que está na ausência da prática da ética, no dia-a-dia, apesar de todas as dificuldades e até, muitas vezes, sofrimentos, a origem das injustiças, desigualdades e problemas sócioeconômicos.
O indivíduo que se coloca, na comunidade, como pessoa humana, reconhece a demanda interior de abraçar os hábitos de caráter que determinarão sua coragem em pensar e agir com ética.
Conhecendo a si mesmo e os princípios éticos que se determinou a abraçar, em sua vida privada e pública, também se acostuma a exigir da comunidade em que está inserido a transparência ética das decisões, as atitudes marcadas pela retidão de pensamento, os processos de crescimento orientados eticamente.
Embora os fundamentos da ética nasçam de escolhas individuais, sempre conscientes de que a vida exige de nós a fidelidade diária a esses princípios, devemos entender que a convivência constitui um sistema de interação, tanto mais exigente da ética quanto carente de situações em que os nossos direitos jamais estão isolados das necessidades e dos direitos do próximo. Nosso espaço interior - íntimo, afetivo, intelectual - não deve ser considerado como isolado com relação aos espaços e limites dos outros, próximos ou distantes.
Pensar nos menos poderosos, nos ausentes, nos excluídos, no bem comum... são disposições internas que nascem da prática da ética, e não, das manifestações teóricas alardeadas em seu nome.
Segundo Carmen Barreira, " a identidade individual e social cria-se a partir de uma interação sistêmica, base de toda educação. Sem ética não é possível falar-se em educação, cujo objetivo fundamental é incitar o afloramento das capacidades do indivíduo, criar balizas para que elas se consolidem e,quando maduras, propiciar o

Relacionados