feedback

Páginas: 6 (1309 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
FEEDBACK
No ambiente profissional, feedback é o nome que se dá aos comentários que fazemos para outra pessoa, sobre o seu desempenho e o seu comportamento no trabalho.
Costuma-se falar em feedback positivo e feedback negativo. Acontece que, conceitualmente, todo feedback é positivo, pois seu objetivo é realimentar o processo interacional para aprimorar comportamentos e melhorar a relação entreas pessoas.
A palavra feedback já é amplamente conhecida dentro da maioria das organizações. Significa realimentar ou dar o retorno. Nas empresas essa ferramenta é indicada para auxiliar o desenvolvimento profissional de cada indivíduo, independentemente do seu nível hierárquico. Normalmente o gestor, todo aquele que tem subordinados, utiliza-se dessa ferramenta apenas na época em que ocorre aAvaliação de Desempenho, geralmente uma vez ao ano. Não se sabe o porquê, ficou caracterizado que o feedback deve ocorrer somente durante essa época.
É, então, o momento em que se diz ao funcionário tudo o que ele deveria ter feito e não fez, quais as expectativas que não foram atingidas, os objetivos não realizados. Muito pouco se fala do que é positivo. Na verdade o feedback é para ser usadosempre, a qualquer momento, tanto para propor melhorias como para ressaltar o que está sendo bem feito.
Existe também uma tendência em se acreditar que o feedback deva ser unilateral: de gestor para subordinado. O feedback é uma ferramenta que também deve ser usada por todo funcionário para descrever as áreas onde a empresa falhou em prover o apoio necessário, o quanto ele se sente satisfeito,enfim, comentar o que é bom e o que deve ser melhorado.
É importante ressaltar que embora o feedback faça parte das funções gerenciais, ele pode e deve ser solicitado, quando não ocorrer espontaneamente. Cabe a cada indivíduo a responsabilidade pelo seu autodesenvolvimento ,incluindo-se aí o próprio gestor ,e através do feedback ele pode conhecer seus pontos fortes, as oportunidades de melhoria e ospontos que são importantes para a empresa, que irão mantê-lo ligado aos objetivos organizacionais.

São quatro os tipos de feedback: positivo, corretivo, insignificante e ofensivo. E o tipo de feedback que escolhemos determina a resposta que obtemos.

• Feedback positivo: o objetivo deste feedback é reforçar um comportamento que desejamos que se repita. Quando alguém realiza algo que agrada,que é positivo, deve receber o reconhecimento, para que se sinta estimulada a repetir o comportamento. Caso haja omissão, o procedimento pode não se repetir.
O principal objetivo do feedback positivo é reforçar um comportamento que desejamos que se repita. Mas não basta elogiar utilizando frases como “Meus parabéns”, “muito bem” e “isso aí”. A fórmula do feedback positivo é composta por quatropassos:
1. Descreva o comportamento específico;
2. Descreva as consequências positivas do comportamento;
3. Descreva como você se sente em relação ao comportamento;
4. Descreva por que você se sente dessa forma;
Exemplo: “sei que você relutou em formatar meus relatórios da maneira que gosto. Mas estes últimos relatórios estão muito bons! Quando recorro a eles durante uma reunião, esta formataçãofacilita as coisas para mim. Quero que saiba que estou muito feliz pelo que você fez, pois acho que isso vai facilitar tanto o meu trabalho quanto o seu”.

• Feedback corretivo: o objetivo é modificar o comportamento. Quando há a necessidade de se mudar um comportamento, o ponto de partida é o feedback corretivo. Mas não é o mesmo que dizer feedback ofensivo. O feedback corretivo é o grandedesafio para os gestores, professores, pais, esposos e todo o tipo de relação. Por quê? Porque ninguém gosta de ver seus “defeitos” serem expostos.A meta aqui é modificar um comportamento. É o mais difícil de todos, pois muitas pessoas tentam corrigir por imposição ou persuasão e, se esses dois métodos falham, lançam mão da ameaça, que também não costuma ser eficaz. Confira os cinco passos para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Feedback
  • Feedback
  • Feedback
  • feedback
  • Feedback
  • Feedback
  • Feedback
  • FEEDBACK

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!