Fchamento Ciro Cardoso

1863 palavras 8 páginas
Fichamento do livro '' Antiguidade Oriental: política e religião

Antiguidade Oriental: Uma delimitação no tempo e no espaço

O título deste livro inclui a expressão ''Antiguidade Oriental''. Se, do ponto de vista cronológico a entendemos como a fase que se inicia com o surgimento dos primeiros documentos escritos inteligíveis e se estende até as campanhas militares de Alexandria, o Grande, rei da Macedônia e da Grécia e conquistador do Oriente, teremos um período enorme a considerar, desde aproximadamente 3000 antes de Cristo até 334 a.C, ou seja, uns 2700 anos. (pg1)
Do ponto de vista geográfico, limitar-nos-emos ao chamado Oriente Próximo. (pg1)
Assim compreendida, tal região inclui no essencial nove países atuais da África- o Egito-e sobretudo da Ásia: Turquia, Síria, Líbano, Israel, Jordânia, Iraque, Irã e Afeganistão. (pg1)
A vastidão geográfica e a longa duração do tempo implicam consideráveis obstáculos a uma ''abordagem'' resumida como que queremos empreender. (pg1)

É lícita a separação entre política e religião?

Estamos acostumados a considerar certas dimensões ou setores das sociedades de hoje – por exemplo- o Estado e a atividade política a ele vinculada, a economia e a religião- como coisas sem dúvida ligadas entre si de muitos modos, mas nem por isto passíveis de confusão ou indiferenciadas.(pg2)
Ao recuarmos no tempo até a Baixa Idade Média europeia(século XI a XV depois de Cristo), de um lado continuaria impossível descobrir entre os homens uma noção da existência de fenômenos especificamente econômicos, e de outro veríamos a presença de conflitos que opunham o imperador do Sacro Império Romano-Germâmico e eventualmente os reis ao papa. Isto supõe, já então, a noção de uma separação percebida entre da ideia de ''Estado'' e a ''Igreja''. Mais perto de nós, no século passado, ao se tratar do período imperial brasileiro, apesar da união então existente institucionalmente entre o Estado e a Igreja Católica, é válido buscar a prova de que

Relacionados