Favela

Páginas: 2 (371 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Surgimento das favelas na metrópole do Rio de Janeiro

A formação de favelas no Rio está ligada ao término do período escravocrata, no final do século XIX. Sem posse de terras e sem opções detrabalho no campo muitos dos escravos libertos deslocaram-se para o Rio de Janeiro, então capital federal. O grande contingente de famílias em busca de moradia e emprego provocou a ocupação informal emlocais desvalorizados, de difícil acesso e sem infraestrutura urbana.


A historia da 1° favela do RJ

O Morro da Providência está situado na zona portuária do Rio de Janeiro. A comunidade formadaneste local é considerada a primeira favela da cidade. O morro foi batizado no final do século XIX como Morro da Favela, nome que hoje caracteriza os conjuntos de construções irregulares.
Seusprimeiros moradores eram ex-combatentes da Guerra de Canudos e se fixaram no local por volta de 1897. Cerca de 10 mil soldados vieram para o Rio com a promessa do governo de ganhar casas na então capitalfederal, mas entraves políticos e burocráticos atrasaram a construção dos alojamentos. Então, os ex-combatentes passaram a ocupar provisoriamente as encostas do morro, e por lá ficaram.

A historiada favela da Rocinha
A história conta que a Rocinha surgiu após a Segunda Guerra Mundial, com a chegada de agricultores portugueses, franceses e italianos que se estabeleceram em pequenos sítios nasencostas. Por volta de 1930, tornou-se um centro fornecedor de hortaliças que abastecia a zona sul da cidade. No final de 1950, vieram mais imigrantes, desta vez oriundos de outras partes do Brasil,como as regiões agrícolas mineiras e nordestinas.
A chegada de novos moradores se intensificou nas décadas de 60 e 70, com uma grande expansão devido aos projetos de abertura dos túneis Rebouças e DoisIrmãos, que contribuíram para uma maior oferta de empregos na região.

O significado da Palavra “Favela”
Uma comunidade com todas os aspectos de um bairro, porém predomina o aspecto claro da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Favelas
  • Favela
  • Favelas
  • favelas
  • favelas
  • Favelas
  • Favelas
  • Favelas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!