Fauna fóssil do acre

Páginas: 12 (2952 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: PATOLOGIA GERAL

ASSUNTO: FAUNA FÓSSIL DO ACRE

RIO BRANCO-ACRE, EM FEVEREIRO DE 2011

INTRODUÇÃO
As primeiras explanações sobre a biodiversidade amazônica alertaram para a importância essencial da estabilidade ao longo de um vasto período de tempo. Segundo o cientista Wallace (1878) defendia que na Amazônia estava amais antiga das florestas da zona equatorial e que todas as formas de vegetação deveriam estar igualmente adaptados às altas temperaturas e à umidade, com pouca ou nenhuma mudança ao longo dos tempos geológicos. O cientista Myers (1984) afirma que a paleoecolgia das florestas tropicais foi dominada principalmente pelo fenômeno da estabilidade do meio ambiente e que, salvo pequenos intervalos, forammilhões e milhões de anos de incessante calor e umidade.
No entanto, a última década produziu uma revisão fundamental no paradigma da historia da Amazônia. A teoria atualmente aceita de que mudanças radicais no meio ambiente transformaram a natureza da região durante cada um dos diversos intervalos glaciais do Pleistoceno. A vasta floresta amazônica fragmentou-se, ocorrendo o mesmo com todas asespécies adaptadas ao meio ambiente florestal. A fonte da moderna biodiversidade n4ao é a estabilidade, mas a mutabilidade. O hábitat mais importante não é a floresta equatorial, mas o mosaico composto pelo conjunto floresta/savana.
A Amazônia ocidental é limitada ao norte pelo Rio Caquetá – Japurá, ao sul pelos rios Madeira e Beni, ao oeste pela cordilheira dos Andes e por uma linha imaginárialigando a confluência dos rios Caquetá – Japurá/ Solimões à confluência dos rios Abunã/Madeira ao leste. Esta área inclui toda a Amazônia do Peru e Equador, partes da Amazônia Boliviana e Colombiana, o Estado do Acre e porção ocidental do Estado do Amazonas.
A geografia desta região é mais bem entendida pela referencia aos grandes rios que cortam a área, todos os afluentes e subafluentes do RioAmazonas. Dos principais rios estudados, cinco transportam sedimentos diretamente dos Andes – Ucayali, Marañon, Napo, Madre de Dios/Beni e o Putumayo-Içá. Dois dos importantes rios desta região, cujas cabeceiras não se encontram nos Andes são o Juruá e o Purus, também conhecidos como rios gêmeos. Embora os rios Juruá e Purus não terem suas cabeceiras nos Andes, são rios de águas brancas ou barrentase transportam sedimentos em suspensão, da mesma maneira que os verdadeiros rios andinos amazônicos.
A história da deposição dos sedimentos na Amazônia ocidental foi certamente complexa, assim como a história estrutural dos Andes. A história deposicional detalhada de cada uma das seis bacias geológicos da Amazônia ocidental necessita ser pesquisada separadamente antes de se estabelecer, comsegurança, um padrão regional.
A ideia de um grande lago na Amazônia tem sido constantemente discutida e envolve uma das mais intrigantes hipóteses sobre a fisiografia regional. O mesmo conceito, retomado por Frailey (1988), de um imenso lago cobrindo grande área da Amazônia durante parte do Pleistoceno e desembocado entre o delta do Orinoco e o atual estuário do Amazonas, dependeria da atividadetectônica regional.
O clima da Amazônia ocidental esta intimamente relacionada com a posição latitudinal da área, 0° a 12°S. Embora mais próximo do Oceano Pacífico do que do Oceano Atlântico, está excluída dos efeitos do Pacífico por causa da Cordilheira dos Andes. A região é influenciada pelos ventos carregados de umidade, originados no distante Oceano Atlântico.
Na maior parte da Amazônia ocidentalo período das chuvas está distribuído entre os meses de outubro e abril, sendo os meses restantes considerados o período seco. Ao longo da borda leste dos Andes a precipitação é maior do que a média regional em virtude do efeito adiabático que causa chuvas constantes, com a precipitação em alguns pontos acima de 5.000mm por ano.
A média mensal da temperatura para o período chuvoso, outubro a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acre
  • Acre
  • Acre
  • Acre
  • Acre
  • Acre
  • acre
  • Acre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!