FATORES QUE INFLUENCIAM A ENTRADA, A PERMANÊNCIA E A SAÍDA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE À LUZ DAS TEORIAS DA EXPECTATIVA, DA EQUIDADE E DA BIFATORIAL.

8003 palavras 33 páginas
FATORES QUE INFLUENCIAM A ENTRADA, A PERMANÊNCIA E A SAÍDA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE À LUZ DAS TEORIAS DA EXPECTATIVA, DA EQUIDADE E DA BIFATORIAL.
Meiryelen Gomes da Costa
Lucas Verçosa
Thomaz de Moraes Albuquerque

Resumo
Este estudo se desenvolve com o objetivo de identificar os fatores que influenciam a entrada, permanência e saída dos servidores públicos do Campus Acadêmico do Agreste, através do estudo das teorias da expectativa, da higiene-motivação e da equidade. Para que este estudo fosse concluído, foi feita inicialmente uma pesquisa bibliográfica a fim de identificar os conceitos e aplicabilidade; em seguida pesquisa quantitativa, aplicada ao estudo de campo, com questionário do tipo survey onde contou com aplicação de questionários com perguntas fechadas numa amostra não-probabilística de 103 (cento e três) servidores públicos. Após a coleta dos dados, os mesmos foram tabulados por meio de tabelas e analisadas através de estatística descritiva de freqüência com o uso do Microsoft Office Excel 2007. Foi possível observar com os resultados obtidos que a estabilidade é de extrema importância para aqueles que querem ingressar no setor público e também para aqueles que permanecem como servidor, enquanto que o salário e o ambiente de trabalho são determinantes para a sua saída.
Palavras-chave: servidor público, expectativa, equidade, higiene-motivação.

1. Introdução

No fim do século XX, a procura pela carreira em uma instituição pública, tornou-se uma alternativa para as pessoas que não encontravam bons resultados nos setores privados, os quais apresentam ambiente de trabalho competitivo e desafiador (NUNES et al, 2008). O mesmo autor ainda afirma que os serviços públicos, nessa época, ofereciam poucas expectativas de futuro na carreira e baixos salários em comparação com os setores de iniciativa privada.

Atualmente, o servidor público que está inserido no contexto social, não possui credibilidade por parte do

Relacionados