Fato, Acontecimento e Noticia

Páginas: 7 (1512 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2013
Redação - notícia: A estrutura do texto jornalístico
Comente

Alfredina Nery, Especial para a Página 3 - Pedagogia e Comunicação
31/07/200508h28

Comunicar erro Imprimir

Se a narração é o gênero de redação em que uma história é contada (seja uma fábula ou uma crônica), com o uso de recursos como flashbacks, suspense, narrador em primeira ou terceira pessoa, etc., a notícia é o relatodo fato, com texto, geralmente, mais simples, seco. Você vai entendar como funciona.


Você acredita que a notícia que ouvimos no rádio, assistimos na TV, lemos no jornal impresso ou na Internet é um fato em si ou é uma interpretação de um fato? Para responder isso, observe por alguns segundos a figura reproduzida acima. O que você vê? Uma vaca? Se você respondeu que sim, a sua resposta estavaquase certa. Não se trata de uma vaca, mas de uma representação de uma vaca, não é? Com a linguagem escrita acontece a mesma coisa: ela representa algo, como objetos, valores, ideias. Logo, a notícia não é o fato em si, mas sim uma interpretação desse fato, certo?

Analise a pequena notícia a seguir.


Escorpiões assustam Vila São José

Os moradores da Vila São José, no Ipiranga, estãoassustados com o grande número de escorpiões que têm sido encontrados na região. Eles também se indignaram com a sugestão de um técnico da Vigilância de Saúde da Subprefeitura do Ipiranga que aconselhou a população a espalhar galinhas pelas ruas para resolver o problema. Os moradores acreditam que a proliferação tenha começado em um terreno onde havia uma casa abandonada.

(“Ipiranga News” - 28/10 a3/11/2004)



Assunto

Pelo assunto e pelo nome do veículo de imprensa, percebe-se que se trata de um jornal de bairro, destinado a uma comunidade particular de leitores - os moradores do Ipiranga, bairro da cidade de São Paulo.



A estrutura da notícia

Veja que a notícia se estruturou em apenas dois parágrafos. O primeiro - chamado de "lide" - sintetiza os dados principais: quem,onde, o quê. Se o leitor ler apenas esse parágrafo, já fica sabendo se quer ou se precisa continuar a ler a notícia. A leitura de um jornal é seletiva, isto é, o leitor escolhe o que quer ler, por isso, não precisa ler tudo que está escrito no jornal para se informar. É bem diferente da leitura de outros gêneros como, por exemplo, um conto, um romance, cuja leitura integral é obrigatória para suacompreensão.

Na notícia do jornal "Ipiranga News", os dados do lide são:


quem: os moradores da Vila São José;
onde: na Vila São José, Bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo;
o quê: moradores assustados com a quantidade de escorpiões na região.
O segundo parágrafo "expande a notícia", isto é, dá mais detalhes a respeito do fato:


os moradores estão indignados com a VigilânciaSanitária da SubPrefeitura, que sugere que eles criem galinhas, como forma de resolver o problema da proliferação dos escorpiões;
os moradores têm uma explicação para o aumento dos escorpiões: uma casa abandonada.


Linguagem coloquial A linguagem do jornal é, preferencialmente, coloquial (próxima à maneira como falamos). Isso acontece intencionalmente, como forma de se aproximar e se adequarao leitor, ao buscar uma comunicação mais eficiente.

Outra característica da linguagem jornalística é sua tentativa de mostrar imparcialidade, neutralidade sobre aquilo que relata. Veja que o jornalista do "Ipiranga News" pretende se mostrar imparcial, apresentando distanciamento do fato. Essa aparência de imparcialidade é conseguida por:


ausência de enunciados de opinião. Há fatos,acontecidos com outros e que não têm nada a ver com o jornal, como em "Os moradores também se indignaram...";
privilégio do uso de terceira pessoa ("os moradores", "eles");
não uso de adjetivos que possam dar impressão de subjetividade, de interferência da opinião do jornalista. Não se admite, por exemplo, uma notícia que fale em um homem velho, em prédio alto, bairro distante. Para dar impressão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Noticia fato social
  • A notícia é o fato ou relato?
  • Fato jur dico todo acontecimento relevante para o direito
  • Fatos jur dicos s o acontecimentos previstos em normas de direito
  • Semântica do Acontecimento Quando o fato linguístico da enunciação implica uma nova temporalização
  • NOTICIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR e AS REGRAS DO METODO SOCIOLOGICO (O QUE É UM FATO SOCIAL? DE EMILY DURKHEIM.
  • acontecimentos
  • Acontecimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!