Natura

Páginas: 8 (1951 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2013


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA




Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico








Rio de Janeiro
2013
















Estudo de caso: Natura Cosméticos S.A






Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.






Rio de Janeiro
26 de agosto de2013


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar a empresa Natura Cosmésticos S.A. No estudo realizado evidencia-se que a empresa se diferencia da concorrência não só por meio da distribuição de seus produtos, mas também pelos investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
O desafio da empresa é tornar a sustentabilidade um dos principais pilares de inovação e geração de novosnegócios. O tema é um componente muito importante  no planejamento e ajuda a companhia a definir metas, atividades de educação e análises de desempenho e remuneração para os colaboradores, entre outros. Ser sustentável é utilizar de forma adequada os recursos naturais disponíveis no momento garantindo as necessidades de futuras gerações.    
  
1. MISSÃO, VISÃO E VALORES

MISSÃO
“Nossa Razão deSer é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. Bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo. Estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo”.
VISÃO
“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelecee por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo”.
Pode-se dizer que as definições estabelecidas pela Natura, em relação ao conteúdo estudado sobre visão e missão de uma empresa,atende ao propósito dos elementos de um planejamento.
De acordo com Chiavenato (2008, p.142), “a missão da empresa está centrada na sociedade”, ou seja, a missão de uma organização deve enaltecer o produto e/ou serviços que ela oferece à comunidade, os mercados que atua e a tecnologia utilizada na organização, expondo as prioridades e os valores do negócio.
Segundo Lobato ET AL (2005, p.40),“pode-se conceber a visão como um cenário ou uma intuição, um sonho, uma vidência”. É a imagem delineada para o futuro e que deve ser compartilhada e apoiada por todos os stakeholders da empresa/instituição.
Para isso, devem-se definir os valores em que se baseia para obter êxito em suas ações. Se a organização consegue definir bem todos esses conceitos, consegue de maneira muito racional focar edirecionar os seus esforços e suas energias, aumentando substancialmente as chances de alcançar tais fins. Chiavenato (1999), diz que os valores são respeitados por meio dos seguintes princípios orientadores: qualidade em primeiro lugar, consumidores são o foco de tudo o que fazemos, a melhoria contínua é essencial ao nosso negócio, o envolvimento dos funcionários é nosso modo de vida, osrevendedores fornecedores são nossos parceiros e zelo pela integridade.
A Natura Cosméticos S.A. é exemplo disso em sua definição de seus valores.
VALORES
“A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vidaem todas as suas manifestações. A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo. A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • natura
  • Natura
  • Natura
  • Natura
  • Natura
  • Natura
  • natura
  • Natura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!