Farmacocin Tica E Farmacodin Mica

1807 palavras 8 páginas
Farmacocinética e Farmacodinâmica.

Farmacocinética é o caminho que a droga faz no organismo. Note que não é o estudo do seu mecanismo de ação mais sim as etapas que a droga sofre desde a administração até a excreção, que são: absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Uma vez que a droga encontra-se no organismo, essas etapas ocorrem de forma simultânea sendo essa divisão apenas de caráter didático.
Farmacodinâmica é a área da farmacologia que estuda o efeito de uma determinada droga (ou fármaco, ou medicamento) em seu tecido-alvo, ou simplesmente estuda como uma droga age no tecido-alvo. Entende-se tecido-alvo como o órgão ou sítio onde uma determinada droga tem efeito. Os antibióticos actuam nas bactérias, por acção bactericida ou bacteriostática. Como existem diferentes antibióticos, existem também vários mecanismos de acção, que nem sempre estão suficientemente esclarecidos.

Fármacos antipsicóticos, ansiolíticos e antidepressivos.

Os antipsicóticos são medicamentos inibidores das funções psicomotoras, a qual pode encontrar-se aumentada em estados, por exemplo, de excitação e de agitação. Paralelamente eles atenuam também os sintomas neuro-psíquicos considerados psicóticos, tais como os delírios e as alucinações. São substâncias químicas sintéticas, capazes de atuar seletivamente nas células nervosas que regulam os processos psíquicos.
Drogas lipossolúveis, têm facilitada sua absorção e penetração no Sistema Nervoso Central. Os antipsicóticos têm sua primeira passagem pelo fígado, portanto, sofrem metabolização hepática. A grande maioria dos neurolépticos possui meia vida longa, entre 20 e 40 horas, e esse conhecimento é importante na medida em que permite prescrição em uma única tomada diária, outra conseqüência, é o fato de demorar aproximadamente cinco dias para se instalar estado estável da droga no organismo, por causa disso, o uso contínuo dos antipsicóticos resulta num acúmulo progressivo no organismo, até que o nível se estabilize

Relacionados

  • FARMACODIN MICA E FARMACOCIN TICA
    372 palavras | 2 páginas
  • Aula 2 Farmacocin tica e Farmacodin mica
    1184 palavras | 5 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas