Farmaco

Páginas: 11 (2540 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
SISTEMA NERVOSO

O Sistema Nervoso controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo como também, ao receber os devidos estímulos, tem a capacidade de interpretá-los, e, desencadear respostas adequadas aos respectivos estímulos. Enquanto muitas funções do sistema nervoso dependem da vontade (voluntários), muitas outras ocorrem sem que tenhamos a consciência (involuntários) dessaintegração com o meio ambiente.
Ele é divido em Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP).

O SNC compreende o cérebro, o cerebelo, o bulbo, e, a medula espinal (ou espinhal).
O Sistema Nervoso Periférico consiste em todos os neurônios aferentes (sensoriais), e, eferentes (motores).

No Sistema Nervoso Periférico os nervos sensoriais e motores são constituídos porfeixes de axônios. A maioria dos nervos é mista (sensitivos e motores). Os nervos são considerados cranianos quando partem do crânio e espinhais quando partem da medula.
Os gânglios podem ser aferentes ou eferentes, sendo que os aferentes são os cranianos, e espinhais. Os eferentes são autônomos.
O Sistema Nervoso Periférico eferente se subdivide em Sistema Nervoso Somático
(voluntário) e SistemaNervoso Autônomo (involuntário).

O sistema nervoso autônomo é também chamado de visceral, vegetativo ou involuntário porque se encontra, em grande parte, fora da influência do controle voluntário e regula importantes processos do organismo humano como todas as secreções exócrinas e algumas endócrinas a contração e o relaxamento da musculatura lisa; os batimentos cardíacos e certas etapas dometabolismo intermediário, como a utilização da glicose. Pode-se afirmar que a função do Sistema Nervoso Autônomo, é a regulação do sistema cardiovascular, digestão, respiração, temperatura corporal, metabolismo, secreção de glândulas exócrinas, e, portanto, manter constante o ambiente interno (homeostase). A denominação de Sistema Nervoso Autônomo foi criada pelo fisiologista britânico John Langley(1853-1925).
Para melhor compreensão citarei apenas a divisão do sistema nervoso autônomo como parassimpático e simpático, pois, são incapazes de funcionar sem o sistema nervoso central (SNC), existe também o sistema nervoso entérico que possui capacidade de funcionar sem o SNC e consiste em neurônios situados nos plexos intramurais do trato gastrointestinal, embora também receba influxos dossistemas parassimpático e simpático.

Ação de fármacos na neurotransmissão

Interferir com a síntese do neurotransmissor
Bloquear a captação pelas vesículas sinápticas
Bloquear diretamente o receptor pós-sináptico
Ativar diretamente receptores pós-sinápticos
Aumentar a liberação do neurotransmissor
Bloquear a liberação do neurotransmissor
Bloquear a recaptação pré-sináptica
Inibirenzimas metabólicas do neurotransmissor

Sistemas simpático e parassimpático

Os sistemas simpático e parassimpático exercem ações opostas em algumas situações, por exemplo, no controle da frequência cardíaca na musculatura gastrointestinal, mas, não exercem ações opostas em outras situações como em relação às glândulas salivares, e o músculo ciliar. Enquanto a atividade simpática aumenta noestresse, a atividade parassimpática predomina durante o repouso e a saciedade.
Embora os músculos ventriculares não sejam inervados pelo sistema parassimpático, este sistema tem significativo controle no nodo sinoatrial e no nodo atrioventricular.
Assim, ambos os sistemas, em condições normais, exercem o controle fisiológico contínuo de órgãos específicos.

No estudo da Farmacologia do SistemaNervoso Autônomo deve ser lembrado que a inibição farmacológica de um sistema permite a predominância da atividade do sistema oposto.


Sistem nervoso parassimpático

Atua no repouso e digestão
A acetilcolina, é o neurotransmissor do sistema nervoso parassimpático, ela se dá nos terminais pré-sinápticos, quando a colina e a acetilCoA combinam-se formando a acetilcolina, reação catalisada pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • farmaco
  • Farmacos
  • Fármacos
  • Farmacos
  • farmaco
  • Farmaco
  • Farmaco
  • Farmacos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!