Fandango1

377 palavras 2 páginas
Bacharelado e Licenciatura em Educação Física
FUNDAMENTOS DAS ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS - FOLCLORE
Lívia Cristina Toneto

Avaliação Prática: Manifestações folclóricas da região Sudeste
FANDANGO

O Fandango surge no Barroco, na Península Ibérica. Em 1770, os imigrantes portugueses trouxeram para o Brasil este ritmo, originalmente dançado nos bailes da corte. Consiste em um conjunto de danças cantadas, acompanhadas pela viola e pelo adufo (espécie de pandeiro, feito artesanalmente). Ao longo do tempo, adquiriu várias significações. Nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo tem um objetivo festeiro, onde as pessoas se reúnem para um baile, festa, momento de bailar danças regionais.
É uma dança caracterizada por movimentos vivos e agitados, com certo ar de exibicionismo. Há duas modalidades de Fandango: o do interior e o do litoral. O primeiro revela influências do tropeiro paulista. Dançam somente homens, em número par. Vestem-se com roupas comuns, chapéus, lenço ao pescoço, botas com chilenas de duas rosetas, sem os dentes. Estas chilenas, batidas no chão, funcionam como instrumento de percussão no acompanhamento das “marcas”, o palmeado e o castanholar de dedos estão presentes no início e entre as “marcas”. O Fandango do litoral compreende uma série de danças de pares mistos, e as mulheres usam saias longas e coloridas.
A formação instrumental básica do fandango normalmente é composta por dois tocadores de viola, que cantam as melodias, um tocador de rabeca, chamado de rabequista ou rabequeiro, e um tocador de adufo ou adufe. O violão e o cavaquinho também são bem usados.
Cada forma musical, definida pelos mestres violeiros, é chamada de marca ou moda, dependendo da região, e possui toques e danças específicas, que se dividem, basicamente, em duas categorias: os valsados ou bailados - dançados em pares por homens e mulheres, com ou sem coreografias específicas - e os batidos ou rufados. Nos batidos, os homens

Relacionados