FAMÍLIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA.

961 palavras 4 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DIVISÃO DO TRABALHO 4
2.2 FAMILIA E TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORANEA 4
2.3 FAMÍLIAS CHEFIADAS POR MULHERES 5
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho tem por finalidade, analisar os motivos da divisão social de trabalho entre homens e mulheres e suas desigualdades no mercado de trabalho.
Com base em pesquisas discutiremos sobre a família e trabalho na sua nova configuração na sociedade contemporânea.
Finalizando com a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho e o crescimento de famílias chefiadas por mulheres, segundo os dados do Censo Demográfico de 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DIVISÃO DO TRABALHO
A divisão do trabalho sempre existiu. A expressão “divisão sexual do trabalho” tem sido utilizada especialmente, para expressar os diferentes papéis atribuídos a homens e mulheres na sociedade e no processo produtivo. As diferenças entre homens e mulheres são bastante abordadas com o olhar biológico destacando as diferenças no papel reprodutivo. No entanto, este debate ganha nova qualificação com as críticas introduzidas pelas feministas à separação das esferas públicas e privadas na sociedade capitalista, na qual tem cabido às mulheres a esfera privada e de cuidado dos filhos e aos homens a esfera pública, incluindo o trabalho remunerado e as atividades de maior prestígio social (Abercrombie, Hill & Turner, 2000). Com a urbanização, a ampliação do acesso à educação e as conquistas dos movimentos de mulheres, houve um aumento no ingresso das mulheres no mercado de trabalho, no entanto ainda é significativa a desigualdade em termos de valorização do trabalho feminino em relação ao masculino. Até hoje, início do terceiro milênio, mesmo considerando as diferenças entre os diversos países e culturas, muitas mulheres recebem menor

Relacionados