Família teredinidae

571 palavras 3 páginas
Informações da espécie:
Nome comum: Molusco-xilófago
Descrição: os Teredinidae pertencem a classe dos Bivalves marinhos e de águas salobras, geralmente apresentam uma ampla distribuição geográfica em devido a tolerância aos fatores ambientais e tem um papel importante na decomposição de troncos e nos ramos de árvores dos manguezais, alguns exemplos de espécies da família Teredinidae são Bankia, Teredo que são conhecidos como “gusanas-de-navios” ou “cupins-do-mar” devido a sua preferência por madeira, principalmente por embarcações de navios.
Os Teredinideos apresentam o corpo vermiforme estende-se para trás das pequenas valvas remanescentes, utilizando como estruturas perfurantes. O animal penetra mais profundamente à medida que cresce, e torna-se aprisionado permanentemente apenas com os sifões para protaindo-se para fora da pequena abertura original na superfície do substrato, a perfuração geralmente é por processo mecânico, o bivalva utiliza o serrilhado presente na região anterior da concha para provocar abrasão ou raspagem do substrato, porém algumas espécies secretam um muco ácido que dissolve ou enfraquece parcialmente alguns substratos duros.
Apresentam cor branca, e podem atingir 30 cm de comprimento e podem ser encontrados no Oceano Atlântico vivendo entre as zonas das marés e infralitoral, em estruturas de madeira (pilares de pontões, cascos de navios).

Teredo
Pertencente à família Teredinidae é um bivalve (parente dos mexilhões) extremamente especializado, em fase de larva, nada livremente pelo oceano até encontrar um pedaço de madeira, seja um tronco, uma pilastra ou mesmo o casco da caravela, onde ele irá se fixar e começar a perfurar , para isso ele utilizará as pequenas valvas remanescentes.
O corpo do Teredo é alongado e vermiforme, alojado num tubo revestido por calcário que se abre para exterior por meio de um pequeno orifício de difícil identificação, e que serviu para a penetração do animal na madeira. Durante a vida deste animal o

Relacionados

  • Gastronomia exótica
    378 palavras | 2 páginas
  • Agronomia
    1825 palavras | 8 páginas
  • Moluscos como pragas agrícolas
    2069 palavras | 9 páginas
  • TRABALHO ESTRUTURA MADEIRA
    2660 palavras | 11 páginas