familias internet

Páginas: 10 (2422 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013





PRÉ-PROJETO DE TESE DE DOUTORADO

PSICOLOGIA SOCIAL









Famílias Construídas a partir de Casais que se conheceram através da Internet
( provisório)




Projeto de Tese a ser apresentado para a Universidad Argentina John F. Kennedy, na Argentina, visando a colar grau na carreirade Doctorado en Psicología Social.

Linha de Pesquisa: Psicologia Social na Família











Nome do candidato: Marcia Valéria Freitas Cardoso

Orientador: a saber



BUENOS AIRES - ARGENTINA
2012


INTRODUÇÃO

Com o advento da internet as relações sociais mudaram. No ciclo familiar, estas novas configurações, aliadas a fatoresexternos como drogas e distúrbios de desatenção e hiperatividade, trouxeram novos conflitos cada vez mais presentes em nosso cotidiano.
As mudanças sociais e históricas por que passa a sociedade atingem hoje a esfera pessoal dos indivíduos, as quais desencadeiam em uma transformação da intimidade.
Muitas dessas alterações afetaram/afetam traços cotidianos de nossa existência, demarcando novosformatos de vínculos afetivos, “impondo”/construindo novas regras e novos espaços para o contato com o outro, como espaços cibernéticos, internet .

As pesquisas americanas principalmente, pois no Brasil não temos o hábito de quantificar comportamentos e fatos, dizem que os adventos no núcleo familiar estão em mudanças, e mudanças frenéticas e rápidas. Como Terapeutas de Famílias e estudiosos podemajudar a minimizar e equalizar tais mudanças? Olhando de perto para elas, estudando cientificamente e quantificando os dados, para prever e sinalizar tais transformações.
Questões como, divórcios, mulher no mercado de trabalho, relações virtuais de casais, são temas que interessam as relações familiares e a constituição da nova família que iremos abordar todo o tempo em minha pesquisa.
O estudo,solicitado pela Association for Psychological Science, indica que o estigma social que os relacionamentos virtuais carregavam anteriormente está desaparecendo na sociedade atual. Prova disso são os mais de 25 milhões de usuários que visitaram sites de relacionamento em um único mês, de acordo com uma estimativa do ano passado.

Os gráficos tratam da popularidade dos perfis, qual o tipo de foto quefaz sucesso, idade mais procurada pelo parceiro em cada faixa etária da vida e mentiras que surgem nesse tipo de namoro. Vale ressaltar que as mulheres ainda são maioria em sites como eHarmony e match.com.
No fim de 2010, o IBGE divulgou um levantamento que deixou muitos recém-casados preocupados. Segundo os dados, a cada quatro uniões, pelo menos uma termina algum tempo depois. Além disso, onúmero de divórcios bateu seu recorde no Brasil há dois anos, fato que não acontecia desde 1984. Ao todo foram registrados 243.224 processos judiciais do tipo no período, o que equivale a uma taxa de 1,8 por mil habitantes do país.
Esses estudos mostram que os hábitos do casal, a condição financeira, a profissão que cada um segue e até o ambiente onde os dois vivem podem contribuir para que orelacionamento acabe.
Para saber se a relação vai durar, os pesquisadores não deixaram de conferir como o casal se conheceu. O responsável por esse levantamento foi o site de relacionamentos eHarmony (site de relacionamentos), que buscou mapear, em fevereiro de 2011, quais os locais de encontro que geram maiores índices de divórcio.
Para tanto, eles compararam a estimativa de separações de parceirosque se conheceram na escola, no trabalho, na igreja, em bares e outros com os dados da realidade. Na maioria dos casos, a previsão se mostrou correta com o que estava ocorrendo de fato, exceto por dois ambientes: o escolar e os bares.


No caso do primeiro, a estudo mostrou que os casais que se conhecem em colégios e faculdades tendem a se separar com 41% menos frequência do que o esperado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acesso A Internet Das Famílias Brasileira
  • Acesso e Consumo de internet pelas famílias
  • Acesso da internet nas familias
  • Internet banda larga das familias brasileira
  • Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras
  • Acesso e consumo de internet banda larga nas familias brasileiras
  • Acesso e consumo da internet banda larga nas familias brasileiras
  • Acesso e consumo de internet banda larga das famílias brasileiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!