Familia Comtemporanea

Páginas: 8 (1900 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2013






































ROSEIARA AMARAL CARVALHO












UMA ANÁLISE DA FAMILIA CONTEMPORÂNEA






Trabalho apresentado às disciplinas de Sociologia e Serviço Social, Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, Fundamentos Históricos e Metodológicos do Serviço Social II da Universidade Norte do Paraná - UNOPARProfessores: Adarly Rosana, Lisnéia
Rampazzo, Márcia Bastos e Sérgio Goes










Camaquã
2013



RESUMO


O termo família provém do latim famulus (criado, servidor) aplicava-se originalmente ao conjunto de empregados de um senhor e mais tarde passou a ser utilizado para denominar o grupo de pessoas que vivem numa casa, unidas por laços de sangue e submetidas e autoridade deum chefe comum. Da perspectiva estritamente biológica a família se constitui de pai, mãe e filhos. A família transforma um organismo biológico num ser social e geralmente, é quem lhe dá primeiro aporte de padrões culturais, valores e objetivos sociais As transformações mais radicais da família no ocidente provavelmente se devem ao questionamento dos papeis masculinos/femininos na sociedadeindustrial; e a revolução sexual desencadeada pelo avanço das praticas contraceptivas e por outros fatores culturais ( Ideologia do Amor e do Prazer, os Hippies) Essas transformações acontecem num contexto de uma sociedade em mudança no seu sistema de valores, onde se destaca, por exemplo, reconhecimento cada vez maior das uniões homossexuais.




Palavras-chave: Família, Sistema de Valores,Objetivos Sociais.




1 INTRODUÇÃO


Hoje em dia não podemos mais falar da família brasileira de um modo geral, pois existem várias tipos de formação familiar coexistindo em nossa sociedade, tendo cada uma delas suas características e não mais seguindo padrões antigos, nos dias atuais existem famílias de pais separados, chefiadas por mulheres, chefiadas por homens sem a companheira, aextensa, a homossexual, e ainda a nuclear que seria a formação familiar do início dos tempos formada de pai, mãe e filhos, mas não seguindo os padrões antiquados de antigamente.

Mesmo com toda essa diversidade podemos citar algumas características que as famílias atuais vem apresentando em comum como, a diminuição do número de membros, de casamentos religiosos, aumento na participação feminina nomercado de trabalho, participação de vários membros da família em sua economia, o chefe da família tende a ser mais velho, quanto mais rica mais chefes responsáveis pela família, quanto mais pobre mais os filhos contribuem na renda familiar.

Desta forma podemos afirmar que apesar de todas as mudanças que aconteceram ao longo de todos esses anos na instituição família o fato de ela não se basearmais no casamento típico e religioso é a mais marcante delas, pois hoje em dia até o Código Civil já fez mudanças em relação a união dos casais, entre outras mudanças.

Segundo Uziel (2004), família é um conceito que emerge da relação social e, portanto, acompanha as transformações que ela sofre. Antigamente a família era vinculada ao conceito de casamento. Com a modificação da posição damulher na sociedade, adquirindo autonomia, as famílias também tomaram novas formas.

A família conjugal moderna pode ser definida como uma instituição estruturada sobre uma relação de amor e de contrato, na qual dois indivíduos se relacionam livremente devido a uma escolha pessoal, porém, constrangida sob a égide de uma hierarquia sexual, pois ao homem cabe a vida pública e à mulher, a vidaprivada. Este modelo entra em crise a partir do momento em que se questiona a divisão sexual do trabalho e finda-se a ideia da dicotomia entre público e privado. As mulheres passam a participar da vida pública, a princípio através das atividades profissionais, se estendendo então à política e movimentos sindicais, aos estudos, à arte e cultura, causando assim uma redefinição da noção de família na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Família comtemporânea
  • Uma analise da familia comtemporanea
  • FILOSOFIA COMTEMPORANEA
  • Arte comtemporanea
  • filosofia comtemporanea
  • MUSICA COMTEMPORANEA
  • filosofia comtemporanea
  • abordagem comtemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!