Famalia Monoparental

797 palavras 4 páginas
FAMÍLIA MONOPARENTAL
A família monoparental é a entidade familiar composta por um dos pais e seus filhos (ou descendentes como a Constituição preceitua).
Tal instituto choca-se totalmente com a disposição familiar clássica, onde o pai é responsável pelo sustento e segurança da família, cabendo a mulher ajudá-lo nesse papel, bem como da educação e cuidados com os filhos e, é claro, com o marido.
A monoparentalidade sempre existiu, ao longo da evolução das sociedades foi discriminada, repudiada e/ou protegida. Ocorre que esse “fenômeno” vem crescendo ao longo dos anos assim como suas origens, anteriormente nascia quase que exclusivamente da viuvez, hoje são inúmeros os motivos que dão razão à sua existência.
No contexto histórico, a família monoparental sempre foi vista com maus olhos pelas civilizações. Grande exemplo dessa constatação pode ser verificado na Grécia
Antiga em na Roma Antiga, onde, em razão do falecimento de um irmão o outro irmão deveria assumir família do falecido, tomando sua cunhada como esposa e sues sobrinhos como filhos.
Discute-se muito qual teria sido o marco inicial da entidade ora trabalhada.
Sabe-se que a industrialização tirou o caráter familiar produtivo e consequentemente, o poder do chefe da família. Onde o pai continuava com fortes e marcantes resquícios das famílias antigas, em que o pai era senhor da vida da esposa e dos filhos. Todavia, só em 1960, A Inglaterra foi o primeiro país a tratar das famílias monoparentais, com as one-parent families ou lone-parent families.
No Brasil, as previsões quanto a essa modalidade de composição familiar só surgiu de fato com a Constituição de 88. Embora outras normatizações já abrissem espaço à a monoparentalidade, como a “Lei do Divórcio” por exemplo, a CF 88 foi o que realmente marcou a entrada da família monoparental ao Ordenamento Jurídico brasileiro.
Quando a Família Monoparental é importante destacar, que embora tenhamos a figura da mãe solteira como exemplo clássico, é cada vez mais comum

Relacionados