Estudo Dirigido 2 Ecopol 2

1117 palavras 5 páginas
Estudo Dirigido 2
1) Discuta os conceitos de cooperação, manufatura e grande indústria e sua relação com:
a) a produtividade do trabalho;
b) a qualificação do trabalhador empregado.
R: A cooperação simples é caracterizada pelo trabalho cooperado onde há reunião de trabalhadores que realizam trabalhos distintos, porém coordenado. A manufatura combina cooperação e divisão do trabalho. /já a grande indústria é uma cooperação entre máquinas que é caracterizada pelo sistema de máquinas e a máquina ferramenta.

a) Na cooperação simples a produtividade do trabalho é derivada do trabalho cooperado. Avanços da produtividade são limitados justamente porque são derivados da cooperação e, portanto, não podem ser contínuos.
Na manufatura os avanços da produtividade do trabalho dependem da cooperação e da Divisão do Trabalho. Assim há especialização do trabalhador, redução do tempo de não trabalho e especialização de ferramentas. Portanto, os avanços de produtividade do trabalho na manufatura estão limitados pela cooperação e pela DT.
Finalmente, na grande indústria o avanço da produtividade depende da máquina ferramenta e do sistema de máquinas. Então, como o aumento da produtividade não depende mais dos trabalhadores, não há limite para o mesmo.
b) Na cooperação simples o trabalhador é o elemento mais importante, e a qualidade do produto e o ritmo de produção dependem do trabalhador. A força motriz é humana e o trabalhador não foi desqualificado. Estas características são comuns também no processo de manufatura.
Na manufatura ?
No processo de valorização na grande indústria o trabalhador não detém os meios de produção e dessa forma, se torna subordinado ao capital. Os meios de produção transformados em capital utilizam o trabalhador para seus fins, isto é, obter mais valia. Além disso, no processo de trabalho, o trabalhador está separado da ferramenta, ou seja, a unidade técnica entre os trabalhadores e as ferramentas desaparece. O trabalhador está desta maneira

Relacionados