Faculdades Integradas Do Estremo Sul Da Bahia Mariana

614 palavras 3 páginas
Faculdades Integradas do Estremo Sul da Bahia
Curso de Administração
Mariana Santos Vilela – 1º Período
Metodologia Científica – Profª Acácia

Atividade de Metodologia

1- Quais as principais características dos saberes do senso comum? Dessas características, escolha três e explique-as.
São subjetivos, são qualitativos, são heterogêneos, são individualizadores, são generalizadores; Em decorrência das generalizações tendem estabelecer relações de causa e efeito entre as coisas ou os fatos. Não se surpreendem e nem se admiram com a (realidade) regularidade, constância, respeito e diferença das coisas; Pelo mesmo motivo e não por surpreenderem o que seja investigação cientifica, tendem a identifica-la com a magia, considerando que ambas lidam com o misterioso, o oculto, o incompreensivo; Costumam projetar nas coisas ou no mundo sentimento de angustia e de medo diante do desconhecido. Por serem subjetivos, generalizadores, expressões de sentimentos, de angustia e medo, e de incompreensão quanto ao trabalho científico, nossas certezas cotidianas e o senso comum de nossa sociedade ou de nosso grupo social cristalizam-se em preconceitos com as quais passam a interpretar toda a realidade que nos cercam e odos os conhecimentos.

2- Quais as principais características do conhecimento científico em oposição ao senso comum? Dessas características, escolha três e explique-as.
É objetivo; é quantitativo; é homogêneo; é generalizador; são diferenciadores; só estabelecem relações casuais depois de investigar a natureza ou estrutura do fato e suas relações com outros semelhantes e ou diferentes; surpreendem-se com a regularidade; distinguir-se da magia; Afirma que, pelo conhecimento, o homem pode liberta-se do medo e das superstições, deixando de projeta-los no mundo e nos outros; Procura renovar-se continuamente, evitando a transformação das teorias em doutrinas e destas em preconceitos sociais.

3- Explique porque em nossa sociedade segundo o texto estudado, ciência tende a ser

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas
  • Santa cecilia
    50014 palavras | 201 páginas
  • apostila pm pe 150609002501 lva1 app6892
    138485 palavras | 554 páginas