Faculdade

Páginas: 15 (3510 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Instituto Superior de Educação Ivoti









A contribuição da profa. Laís Helena Bruck Mundstock ao Patrimônio Cultural de Ivoti





Teane Mundstock Jahnke



Projeto de pesquisa apresentado ao Primeiro Curso de Extensão em Educação Patrimonial, como parte do curso para a socialização e debate dos projetos de Educação Patrimonialdesenvolvidos pelos alunos.





Ivoti, 24 de outubro de 2009
1. INTRODUÇÃO
“Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver...”
(Boff, 1999)
A valorização do patrimônio histórico e cultural de uma região é de fundamental importância para o desenvolvimento da comunidade. A preservação destes patrimônios é o alicerce para a construção daidentidade local. Estudiosos de vários países e órgãos como a UNESCO já demonstraram com muita ênfase que a preservação do patrimônio cultural depende, principalmente, do conhecimento e de uma educação voltada à compreensão e valorização da diversidade (Noelii, 2004).
Inúmeras experiências e atividades vêm sendo realizadas, em diferentes contextos e locais do país, no sentido de resgatar amemória coletiva, a auto-estima de comunidades em processo de desestruturação, e o desenvolvimento local (Moura, 2005). Neste sentido, os projetos buscam soluções inovadoras de preservação do patrimônio cultural, envolvendo, principalmente escolas da rede pública e associações locais.
A importância deste processo é sintetizada:
A Educação Patrimonial é um instrumentode “alfabetização cultural” que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido. Este processo leva ao reforço da auto-estima dos indivíduos e comunidades e à valorização da cultura brasileira, compreendida como múltipla e plural. (HORTA; GRUNBERG; MONTEIRO, 1999, p. 6).
Osautores reforçam a idéia da busca, preservação e consolidação da história local. O Município de Ivoti originou-se de uma colonização germânica - diversas famílias que chegaram em torno de 1826. Em 1867, a colônia até então chamada de Berghanschneiss, passou a se chamar Bom Jardim. No dia 19 de outubro de 1964 Ivoti emancipou-se, deixando de ser um distrito da Cidade de São Leopoldo. Em 1966, Ivotipassou a tornar-se terra, também, de colonos Japoneses. Nesta época, começou a se industrializar e se tornou importante centro industrial. Dividiu-se em outras cidades na década de 90 - Presidente Lucena e Lindolfo Collor. Atualmente a população ivotiense está em torno 18 mil habitantes e continua preservando suas culturas coloniais.
Ivoti possui ricos patrimônios e manifestações culturais,entre eles, estão a igreja matriz, o núcleo de casas enxaimel, a ponte do imperador, clubes de canto, a biblioteca municipal, a lenda do “Buraco do Diabo”, a bandeira e o hino. Dentre as pessoas que contribuíram para a construção da história do município, está a Professora Laís Helena Bruck Mundstock. Nascida em Porto Alegre, em 1945. Mudou-se para Ivoti em 1967. Foi professora de educação artísticana escola Prof. Mathias Schütz e diretora da escola 19 de outubro. Compositora, escreveu, entre outras letras e musica do que viria a tornar-se o Hino de Ivoti. Atuou também regendo corais da comunidade. Sua participação foi importante no desenvolvimento cultural de Ivoti e é lembrada até hoje em eventos como o do ultimo desfile cívico, em 2009, referente ao dia de emancipação do município, 19 deoutubro.


2. OBJETIVO
O presente projeto objetiva resgatar a contribuição e dados sobre a professora Laís Helena Bruck Mundstock, para complementar o acervo histórico sobre os patrimônios culturais – material e imaterial – do município de Ivoti.

3. METODOLOGIA
O desenvolvimento do trabalho será através de coletas de dados em pesquisas bibliográficas, documentais e em base de dados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FAculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade
  • Faculdade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!