Factores ambientais de risco para desenvolvimento da tuberculose

Páginas: 7 (1728 palavras) Publicado: 15 de janeiro de 2015
Este trabalho foi da minha autoria para uma das cadeiras do meu curso de mestrado, elaborado recentimente espero que contribua para melhoria do bem estar e do saber.
Guido Andre Nchowela.









Factores de Riscos Ambientais para Desenvolvimento da Tuberculose.





Guido André Nchowela



Lisboa, Janeiro de 2015




Índice

1. Introdução 2
2. Factores deriscos ambientais para desenvolvimento de tuberculose 2
2.1. Hábitos tabágicos 2
2.2. Alcoolismo 3
2.3. Drogas 3
2.4. Migração 3
2.5. Infecção pelo VIH 4
3. Conclusões 4
4. Recomendações 4
5. Referências bibliográficas 5



















1. Introdução
Segundo o Blumberg e Leonard (2012); Kritski et. al., (2007) e Dias et. al., (2011), a tuberculose é uma doençabacteriana causada pelo Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de Koch, um bacilo acidorresistente, aeróbico e de crescimento relativamente lento. Classicamente, a tuberculose é uma doença pulmonar, contudo pode ocorrer como doença disseminada e extrapulmonar, em especial em indivíduos imunocomprometidos.
A tuberculose é transmitida pelo contato interpessoal, sendo geralmentecontraída pela inalação dos núcleos de gotículas contendo M. tuberculosis produzidos pelo indivíduo infectado (Marques, 2012).
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, anualmente, cerca de 9 milhões de pessoas desenvolvem tuberculose activa e mais de 2 milhões de pessoas morrem por causa desta doença (OMS, 2005) – seria melhor ver o relatório global de TB de 2014.  A maioria destas mortes ocorreem países com recursos escassos, onde cerca de 95% dos casos são encontrados (Blumberg e Leonard 2012). A maioria dos casos de tuberculose (5 a 6 milhões/ano) acomete em indivíduos na faixa etária de 15 a 49 anos (Hijjar et al.,2001). A África Subsaariana apresenta a maior incidência (= 300 casos a cada 100.000 indivíduos, anualmente) e isto se deve, em parte, às altas taxas de coinfecção pelo VIH(OMS, 2005).

Este trabalho tem como objectivo identificar os factores de riscos ambientais que concorrem para o desenvolvimento da tuberculose.

2. Factores de riscos ambientais para desenvolvimento de tuberculose
O termo risco é usado para definir a chance de uma pessoa sadia, exposta a determinados factores, ambientais ou hereditários, adquirir uma doença. Os fatores associados ao aumentodo risco de se desenvolver uma doença são chamados fatores de risco (Paumgartten, 1997).
Entende-se por ambiente o meio em geral (água, terra e ar), o ambiente ocupacional (indústrias químicas e afins), o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos), o ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida). As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os "hábitos" e o "estilo devida" adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de doenças (ONU, 1992).
Segundo Marques (2012); Davies, (2006) e Redondo, (2009), embora toda a gente possa contrair tuberculose, alguns grupos correm um maior risco que outros. Estes incluem indivíduos que se encontram submetidos aos factores de riscos ambientais abaixo mencionados:

2.1. Hábitos tabágicos
Fumar aumenta o risco deinfecção por Mycobacterium tuberculosis, o risco de progressão da infecção para a doença e o risco de morte. Entre as crianças que vivem com um doente com Tuberculose activa o tabagismo passivo acelera o desenvolvimento da Tuberculose para doença activa (Davies, 2006 e WHO, 2011). A probabilidade de se adoecer com TB aumenta com o aumento do número de cigarros fumados e a incidência detuberculose é maior em fumadores do que em não fumadores (Redondo, 2009).
Há evidências crescentes de uma ligação entre a tuberculose e o consumo de tabaco. Parece haver um aumento nas taxas de casos d tuberculose entre duas e quatro vezes maior para os fumadores de mais de 20 cigarros por dia (Davies, 2006 e WHO, 2011).

2.2. Alcoolismo
Segundo Ruffino Neto e Ruffino (1979), o alcoolismo vem sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Factores de risco e factores protectores
  • Factores de risco da varicela e meningite
  • Factores de Risco Económico
  • Factores do Desenvolvimento da economia de Angola
  • factores de desenvolvimento da pecuaria e sua localizacao
  • Riscos Ambientais Riscos Nas Industrias
  • Riscos ambientais
  • Riscos Ambientais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!