Fabioloco

4194 palavras 17 páginas
INTRODUÇÃO

Hoje, fala-se muito e entende-se pouco sobre o tema “Sustentabilidade”. Muitos acham que ser sustentável é somente proteger o ambiental, ou que sustentabilidade é baixar o custo de vida. Na verdade nenhuma dessas idéias define o tema. Sustentabilidade vai muito além de práticas ambientalistas, da luta contra o desmatamento, da economia de água potável, reciclagem, entre outras atividades ecologicamente corretas; ela envolve o planeta como um todo, induzindo ao movimento que suprirá tanto as necessidades da nossa geração, quanto à capacidade das posteriores em suprir as suas.
Neste trabalho, o tema é abordado em seus mais diversificados braços de estudo, analisando todas as possíveis idéias e conclusões a respeito. De uma forma simples e resumida, consiste num tímido relatório, comparado à complexibilidade e extensão do assunto.

SUSTENTABILIDADE

1. Definição
Sustentabilidade pode ser definida de uma forma mais simples e de fácil compreensão, como um conceito relacionado à continuidade dos aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais da sociedade humana. De acordo com o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas. Andrew W. Savitz, presidente da Sustainable Business Strategies (consultoria americana de sustentabilidade), define como “o ponto de intersecção entre os negócios e os interesses da sociedade e do planeta”. Atualmente é um tema que abrange inúmeras interpretações e pode ser diversificadamente adaptado.
Ela se propõe a educar a humanidade e suas atividades, de modo que a sociedade, os seus membros e as suas economias sejam capazes de preencher as suas necessidades, acima de tudo preservando a biodiversidade e os ecossistemas naturais. A sustentabilidade abrange diversos níveis de organização, desde coisas simples, como separar o lixo de sua casa, até atitudes de nível mundial, onde

Relacionados