Extração do Cinamaldeído do Canela

Páginas: 6 (1414 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2014



.


Relatório 7 – Extração do Cinamaldeído da Canela.
Introdução
Os óleos são constituídos principalmente de terpenos, sesquiterpenos, ésteres, alcoóis, fenóis, aldeídos, cetonas e ácidos orgânicos. Eles contêm vitaminas, hormônios, antibióticos e/ou anti-sépticos. Os cuidados na extração do óleo essencial são fundamentais, se suas características químicas forem alteradas, ele podeperder as propriedades terapêuticas.
Muitos compostos dos óleos essenciais são substâncias de alto ponto de ebulição e podem ser isoladas através de destilação por arraste a vapor. A destilação por arraste a vapor é uma técnica muito utilizada para a separação ou purificação de substâncias com pontos de ebulição elevados, separar substâncias contaminadas com impurezas resinosas, retirarsolventes com elevados pontos de ebulição da solução e separar substâncias pouco miscíveis em água, cuja pressão de vapor seja próxima a da água a 100 oC . Baseando-se no fato de que a pressão total de vapor de uma mistura de líquidos imiscíveis é igual a soma da pressão de vapor dos componentes individuais, realizou-se uma destilação por arraste a vapor para obter uma solução aquosa de cinamaldeído, apartir do óleo de canela. Para separá-lo da solução aquosa realizaram-se seguidas extrações com diclorometano Devido a dificuldade de caracterizar esse composto o mesmo foi convertido em um derivado cristalino chamado semicarbazona do Cinamaldeído, com ponto de fusão bem definido, o que facilita a experiência.
o homem procura extrair da natureza o que lhe servirá de útil. Dentre tais compostos,inúmeros provém de plantas na forma de óleos, até então chamados óleos essenciais. O processo de extração é, na maioria das vezes, a destilação por arraste a vapor sob pressão atmosférica, sendo tal técnica discutida posteriormente.
Objetivo
Utilizar a técnica de destilação por arraste de vapor para obter o óleo essencial cinamaldeído a partir da canela e também a preparação de um derivado docinamaldeido e depois caracterizá-lo.

Parte Experimental
1°parte. Destilação por Arraste de vapor: Extração do Cinalmadeído da Canela.
Montou- se a aparelhagem para a destilação, conforme a figura ao lado. Pesou-se 10,869 g de canela em pedaços e transferiu-se para um balão de fundo redondo de 3 bocas de 250 mL com pedaços de porcelana e 150ml de água, aproximadamente. Para o aquecimento dasolução do balão de 3 bocas foi usado uma manta de aquecimento elétrica. Iniciou-se o aquecimento lento e constante. Durante o processo de destilação foram adicionadas porções pequenas de água através do funil de separação mantendo o nível original de água dentro do frasco. A destilação ocorreu até obter aproximadamente 100 ml do destilado no frasco coletor.
Num funil de separação foi colocado odestilado com Cloreto de Metileno. Extraiu-se o destilado com quatro porções de cloreto de metileno, onde foi desprezada a fase aquosa, em todas as extrações. À fase orgânica foi adicionado cloreto de sódio e filtro-se a solução num funil simples com algodão, lavando com Cloreto de Metileno, depois o solvente foi retirado num aparelho de rotoevaporador. Pesou-se o óleo obtido
2° parte. Preparação deum derivado.
Num erlenmeyer foi adicionado, extrato obtido, 0,3403g, na destilação acima com 0,315 g de semicarbazida e 0,297 g de acetato de sódio anidro, com 2 ml de água e 3 ml de etanol absoluto, aproximadamente. Aqueceu-se rapidamente em banho maria, na água do rotoevaporador, a solução. Refriou-se a solução até ela cristalizar totalmente e filtrou-se em funil de Buncher e deixou-se secarpor 4 dias. A massa obtida do composto foi pesada e obteve-se um valor de 0,2335 g.

Discussão
1°parte. Destilação por Arraste de vapor: Extração do Cinalmadeído da Canela.
A primeira parte do experimento foi a Destilação por arraste de vapor. Para levar a efeito uma destilação a vapor, coloca-se a solução (misturou-se o sólido com um pouco de água) no balão. Passa-se vapor para o balão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Extração de cinamaldeido da canela
  • Destilação por arraste de vapor: extração do cinamaldeído da canela
  • Destilação por arraste de vapor: extração do cinamaldeído da canela
  • Cinamaldeido da canela
  • Experimento 7- Destilação por arraste de vapor: extração do cinamaldeído da canela.
  • Extração do cinamaldeído
  • EXTRAÇÃO DA CANELA
  • Extração da canela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!