Explique a formação do estado de Israel,e as causas dos conflitos entre israelenses e palestinos?

Páginas: 4 (914 palavras) Publicado: 6 de maio de 2014
Por volta do ano 1020 a.C., o rei Saul fundou a primeira nação de Israel, que viveu o apogeu entre os anos 1000 a.C. e 926 a.C., na época dos reis Davi e Salomão. Foi nesse período que, depois deconquistada, a cidade de Jerusalém se transformou em capital política e religiosa. Após a destruição do templo de Jerusalém por tropas romanas, no ano 70 d.C., e a sufocação da revolta dos judeus contraos romanos, encabeçada por Bar Kochba (133-135), milhares de judeus perderam a vida e um grande número deles fugiu da Palestina. Começou assim o exílio, chamado por eles de “galut”. Durante séculos osjudeus se viram obrigados a viver em meio a outros povos, sofrendo expulsões e perseguições. Apesar de tudo, continuou viva a esperança de regresso.

Quando o anti-semitismo se fortaleceu, emmeados do século XIX, muitos judeus chegaram à conclusão de que uma vida livre e independente só seria possível num Estado próprio. A expressão dessa esperança se materializou no livro “O Estado Judeu”(1896), de Theodor Herzl, fundador do Movimento Sionista. A partir dos primeiros anos do século XX, os colonos judeus começaram a emigrar em massa para a Palestina, com a intenção de se estabelecer naterra dos seus antepassados, apesar dos protestos dos árabes. Não demorou para o sionismo entrar em confronto com o nascente nacionalismo dos árabes, povo que confiava na independência desde a queda doImpério Otomano, em 1918. Em 1920, dois anos depois de a Grã-Bretanha conquistar a Palestina dos otomanos, que a haviam ocupado em 1517, os britânicos receberam o mandato da Liga das Nações paraadministrar o território.

A Grã-Bretanha, que buscava o apoio tanto dos árabes como dos judeus durante a Primeira Guerra Mundial, prometera aos dois povos respeitar suas reivindicações. Arthur JamesBalfour garantia aos judeus que os apoiaria suas aspirações de criar um “lar nacional” na Palestina (Declaração Balfour). No entanto, deixou bem claro que a colonização só seria possível se fossem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflitos entre israelenses e palestinos
  • conflito entre palestinos e israelenses
  • Conflitos entre israelenses e palestinos
  • Conflito israel palestino
  • O conflito entre Israel, Palestinos e Nações árabes.
  • Formação de um Estado Palestino
  • por que Israel e palestinos estão em constante conflito?
  • Formação do estado de israel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!