EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

1392 palavras 6 páginas
EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

Em 1927, o Conselho Nacional de Pesquisas, coordenado por Elton Mayo, iniciou a experiência de Hawthorne. A pesquisa tinha como objetivo inicial determinar a relação entre a intensidade da iluminação e o rendimento dos operários. A experiência foi realizada em Chicago, no bairro Hawthorne, na fábrica Western Eletric Company, empresa no ramo de equipamentos e componentes telefônicos.

A pesquisa foi dividida em quatro fases, na primeira fase da experiência foram pesquisados dois grupos de operários, que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas em salas diferentes, porém um experimental e outro de controle. O grupo experimental foi colocado para trabalhar sob intensidade de luz variável, enquanto o de controle sob intensidade de luz constante. Pretendia-se confirmar a influência da iluminação sobre o desempenho dos operários, no entanto para a surpresa dos pesquisadores, os resultados das pesquisas não demonstraram relação direta entre as duas variáveis. Baseados em suas suposições pessoais, os operários se julgaram na obrigação de produzir mais quando a iluminação aumentava e, o contrário quando diminuía. Os pesquisadores descobriram com isto a existência do fator psicológico, e sua preponderância sobre o fator fisiológico.

A segunda fase de pesquisa inicia na tentativa de isolar o fator psicológico e eliminá-lo, para isso foram montados novamente dois grupos na linha de produção de relés (dispositivos eletromecânicos), um de controle e outro experimental. Ambos os grupos com cinco moças, e com uma sexta operária fornecendo as peças para abastecer o trabalho e supervisionar. Os equipamentos de trabalho eram idênticos, apenas incluindo um contador de peças que marcava a produção em fita perfurada em cada um. O grupo de controle foi identificado dentro da linha de montagem onde a produção corria normalmente sem o conhecimento das participantes. No grupo experimental todas as operárias foram esclarecidas quanto ao objetivo da

Relacionados