Experi cia Ceila Cristiane

440 palavras 2 páginas
Colégio Estadual São Sebastião
Disciplina: Química
Professora: Ceila Cristiane
Turma: 3º ano Turno: Matutino
Equipe: Emerson Leite, Larissa Brito, Luana Souza, Marlom Dourado, Mirelle Amador

Como congelar uma lata de refrigerante em 3 minutos

Essa experiência é muito simples, usando uma lata de refrigerante e uma mistura de álcool, água e sal, o mesmo deve ser colocado na geladeira durante um dia, a latinha é posta em um recipiente de plástico, e joga-se a mistura dentro dele, até cobrir – lá, mexe um pouco, e espere por três minutos, o congelamento é rápido por que, o álcool e a água não congelam, mais quando está em processo de resfriamento na geladeira o ponto de solidificação da água desse, e assim chegando aproximadamente -8°C.
Palavras Chaves:
Congelar, Álcool, Água, Sal, Mistura, Solidificação, Hidrocarbonetos, Química Orgânica, orgânico.
Introdução:
Na química orgânica, um éster é o produto formal da reação de um oxiácido com um álcool, fenol, heteroarenol ou enol. O álcool é toda substância orgânica que contêm um ou mais grupos oxidrila ou hidroxila (OH) ligado diretamente á átomos de carbono saturados. Existem compostos orgânicos que são solúveis em água, como os hidrocarbonetos que compõem a gasolina, mas também compostos assim como o álcool comum, o acetato de sódio (sal orgânico) e acetona que são solúveis a água.

Procedimento
Materiais:
1 Lata de refrigerante
Álcool (1 l)
Sal
1 Recipiente de plástico, que caiba uma lata de refrigerante coberta de água.

Como Fazer:
Pegue uma garrafa de álcool, e ponha metade de álcool e metade de água, e depois uma pitada de sal. Deixe gelar no congelador durante um dia, mas fique tranqüilo que água com álcool e sal é quase impossível de congelar teria de ser muito potente.
Depois disso pegue o recipiente de plástico, coloque a lata de refrigerante lá, e despeje a mistura que deverá estar gelada (aproximadamente -8°C). Mecha um pouco para gelar mais rápido e espere 3 minutos. Depois é só abrir e tomar para

Relacionados