PIR MIDE DE MASLOWcerta

293 palavras 2 páginas
PIRÂMIDE DE MASLOW

Pensando em melhorar os aspectos básicos da qualidade de vida, o psicólogo Abraham Maslow criou a pirâmide de Maslow, conhecida também como as teorias de Maslow. Nessa pirâmide ele colocou as necessidades humanas, sendo que na base estão as necessidades primarias, urgentes e indispensáveis, depois vai subindo para as necessidades secundarias. A pirâmide é dividida em cinco níveis de necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, autoestima e auto realização.
Fisiológicas: necessidades de manter-se vivo, respirar, comer, descansar, beber, dormir, relações sexuais, abrigo.
Segurança: sentir-se seguro dentro de uma casa, emprego estável, um plano de saúde, seguro de vida, família e propriedades.
Sociais: afeto, afeição, ter um bom relacionamento familiar, amoroso, boas amizades e fazer parte de um grupo.
Estima: sentir-se digno, poder, orgulho, conquistas, respeitar os outros e ser respeitados, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e adequação às funções que desempenhamos.
Auto realização: verdadeiros com a sua própria natureza, criatividade, moralidade, ausência de preconceitos, potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir.
Mas, o que isso tem a ver com o mundo corporativo? Tudo, pois quando o ser humano não estar satisfeito, muda seu comportamento de maneira negativa, o deixando desmotivado e improdutivo. De inicio uma pessoa começa a trabalhar para ter suas necessidades básicas, ou seja, para se sustentar e se manter. Com o tempo ela começa ter outras necessidades, como satisfação pessoal, desenvolvimento profissional e pessoal e a sensação de auto realização. Ao investir na motivação e realização de seus funcionários a parte de recursos humanos pode usar essa pirâmide, assim terá uma equipe motivada, eficaz e capaz de solucionar problemas, produzindo melhor e crescendo na empresa.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Relacionados