Experiências culturais

Páginas: 5 (1172 palavras) Publicado: 29 de março de 2014
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS












COLETÂNEA DE EXPERIÊNCIAS CULTURAIS










São Leopoldo
2013

ARTES CÊNICAS
Espetáculo Bailei na Curva
Data da visita: 09/11/2013
Local: Teatro Feevale – Novo Hamburgo











A peça teatral, relatava a trajetória de sete crianças que cresceram durante a Ditadura Militar. Esta históriase passa em três décadas: primeiramente mostra os personagens ainda crianças, no dia do golpe. Após passa pela adolescência nos anos 1970. E termina no início da década de 1980, em meio aos dilemas do futuro. Entre os diferenciais da produção, estava a linguagem repleta de gírias.
Com base na peça teatral, achei ela bem interessante, diversos aspectos me chamaram a atenção. Primeiramente ela nosmostra um pouco da realidade deste período histórico. Outra coisa que me chamou a atenção, é o pensamento grandioso do diretor, se dando conta de que uma parte do público, o qual frequenta a peça atualmente, são os filhos dos que assistiram a peça no seu inicio, em 1983. Estes só conhecem a ditadura pelos livros, revistas que estudam na escola, entre outras fontes, então o diretor coloca ao inicioe durante o espetáculo projeções de imagens e um trabalho gráfico ao fundo do cenário, que permitem que a plateia visualize um pouco da trajetória histórica.
Como só tive experiências com o teatro em minha infância, posso dizer que mudei alguns pensamentos em relação a este. Quando me falavam em teatro eu já imaginava, um palco, uma cortina se abrindo, uma peça sendo apresentada. Percebi que oteatro é muito mais do que uma peça que é apresentada. Tem toda uma equipe por trás de tudo aquilo, tem muita gente que trabalha para aquela peça estar sendo apresentada ali.
Gostei muito dessa experiência, como disse no inicio do texto, achei ela bem interessante e divertida. Nunca fiz teatro, mas com essa experiência, pude perceber o sentimento que rola por trás desta profissão de ator. Uma peçade teatro é feito de sentimentos reais, por pessoas que naquele momento da peça, se tornam reais em seus personagens.
Após esta experiência, cheguei a conclusão que o teatro pode proporcionar inúmeras possibilidades para nossas crianças, pois o teatro permite ao aluno evoluir a diversos níveis, na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, sem mencionar que o teatroinfantil tem papel fundamental na educação.








ARTES VISUAIS
Fundação Iberê Camargo
Data da visita: 27/10/2013
Local: Porto Alegre – RS

“Não há um ideal de beleza, mas o ideal de uma verdade pungente e sofrida que é a minha vida, que é a tua vida, nesse caminhar no mundo.” (Iberê Camargo)A Fundação Iberê Camargo foi criada em 1995, um ano após a morte do artista que leva o nome. Tem como objetivo preservar e divulgar sua obra, além de aproximar o público, Deste que é um dos grandes nomes da arte brasileira do século XX. A instituição localiza-se em um prédio diferenciado, sendo uma das mais importantes construções da arquitetura moderna no mundo.O ponto de partida da exposição (2° andar), apresenta o desenvolvimento da temática do Carretel dentro de uma trajetória pictórica de Iberê Camargo. O carretel é o tema mais recente de sua obra, aludindo às memórias de sua infância. Esta exposição exibe um mapeamento da trajetória do artista, mostrando o objeto representado de diversas formas, desde o gênero natureza morta, atéinterpretações mais abstratas.


















A exposição que ocupa o 3° andar do prédio, é uma mostra de arte contemporânea feita pelos artistas Angela Detanico e Rafael Lain, a primeira exposição deles em sua terra natal, a qual chama-se Alfabeto Infinito. Esta exposição explora as relações entre arte e design, tecnologia e poesia, forma e conteúdo, as coisas e seus nomes, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRANSICIONALIDADE E EXPERIÊNCIA CULTURAL
  • A experiência cultural na era da informação
  • Fichamento
  • RESUMO: EXPERIENCIAS ÉTINICO-CULTURAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • A contação de histórias e a diversidade cultural: uma experiência no período de alfabetização
  • Resenha Critica sobre o Testo Gerenciando a Diversidade Cultural: experiencias de empresas brasileiras
  • Experiencias
  • Experiencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!