Expansão imperialista

Páginas: 6 (1338 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
EXPANSÃO IMPERIALISTA

As transformações da economia mundial não pararam com o rompimento do sistema colonial. Na segunda metade do século XIX, a economia capitalista entrou num período de grande crescimento, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Esse crescimento refletiu-se na ampliação do comércio mundial e no enorme acúmulo de capitais entre os empresários das grandes potências.Calcula-se que 80% do capital mundial concentrou-se em poucas nações ricas, como Inglaterra, França, Alemanha e Estados Unidos.
A expansão capitalista estava relacionada ao grande desenvolvimento técnico e científico registrado nesse período (1860-1900). Esse extraordinário desenvolvimento tecnológico costuma ser denominado Segunda Revolução Industrial.
As novas possibilidades de aumento da produçãoeconômica, decorrentes da Segunda Revolução Industrial, estimularam a ambição da poderosa burguesia das grandes potências.
A nova fase da economia capitalista foi marcada pela concentração da produção e do capital em torno de grandes empresas ou associações de empresas.
A livre concorrência entre empresas capitalistas transformou-se numa verdadeira batalha de preços. Nessa batalha, as empresasmais poderosas foram vencendo as mais fracas.
Na luta dos negócios, as empresas vencedoras foram concentrando capitais e dominando a produção de alguns setores. Surgiram, então, os monopólios industriais, que eliminavam a concorrência e podiam fixar preços em busca de maiores lucros.
Esses monopólios industriais eram representados pelo cartel (grupo de grandes empresas que estabelecem entre si umacordo com o objetivo de controlar os preços ou o mercado de um determinado setor), pela holding (empresa que possui o controle acionário sobre outras empresas, comprando a maioria de suas ações, embora elas mantenham denominação própria e independência) e pelo truste (fusão de diversas empresas do mesmo ramo), novas formas de organização das empresas que perduram até os dias de hoje.
O processode concentração econômica também se desenvolveu no setor financeiro. Os grandes bancos associaram-se às grandes indústrias para financiar seus investimentos e participar dos lucros de seus projetos.
A fusão do capital bancário com o capital industrial marcou essa nova fase do capitalismo, conhecido como capitalismo financeiro e monopolista e caracterizado pelo grande aumento da produçãoindustrial, que acabou gerando a necessidade de ampliação dos mercados consumidores; e enorme acúmulo de capitais, que acabou gerando a busca de novos projetos para investimentos lucrativos.
Nessa nova fase, o capitalismo começou a enfrentar um problema. A expansão da produção industrial e os novos investimentos financeiros estavam condicionados aos limites do mercado interno das grandes potênciascapitalistas. É que as grandes nações tomavam medidas protecionistas para impedir a invasão de seus mercados pelos países concorrentes.
A solução do capitalismo para expandia a produção industrial e investir os capitais acumulados foi conquistar novos mercados. O alvo dessa expansão foram as nações pobres, que ainda não tinham atingido o desenvolvimento industrial: África, Ásia e Oceania. Assim, paraexpandir-se, as grandes potências adotaram uma política imperialista, responsável pelo neocolonialismo do século XIX.

Imperialismo: Política de dominação que algumas nações passaram a exercer sobre outras, a partir do final do século XIX. Esse domínio pode ser territorial, realizado através da intervenção militar, ou seja, quando o país imperialista envia tropas ao país dominado, invadindo seuterritório. Ou pode ser econômico, através da interferência na vida econômica do país dominado. Este era o maior interesse dos países imperialistas.

Neocolonialismo: Novo colonialismo. Essa expressão designa a nova forma de dominação de regiões realizada pelas nações rica capitalistas. Trata-se de uma forma de dominação diferente da que ocorreu no século XVI, mas o fim era o mesmo: explorar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • expansão imperialista
  • A expansão imperialista na áfrica
  • expansão imperialista na china
  • expansao imperialista na china
  • Relaciona a expansão das potencias imperialistas no seculo XIX com as necessidades do...
  • Corrida imperialista
  • expansao
  • expansão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!