Expansão Europeia

Páginas: 9 (2107 palavras) Publicado: 23 de março de 2014
Introdução  
Com o caminhar dos dias e o avançar da vida nos territórios, que passam por grandes mudanças através da modernidade que se apresenta, cada povo, cada nação, vai tendo também que se adequar à nova situação. Com o avanço da forma de pensar, o homem vai abrindo a mente e formando novas opiniões, buscando melhorias ao seu modo de viver. Grupos vão se formando e ganhando mais força noque diz respeito aos seus direitos e as suas novas maneiras de viver. Sistemas antigos vão caindo e é preciso que o topo, que está com os líderes, possam passar por uma ascese com a finalidade de atender as reivindicações que surgem e possam se adequar a maneira de viver dos populares. Neste material trataremos de várias mudanças que foram acontecendo com a expansão europeia após a crise medieval.Expansão Europeia
As crises do fim da era Medieval (econômica, política e religiosa) provocaram a dissolução do sistema feudal. A terra deixou de ser a única fonte de riqueza. 
O comércio se expandia a burguesia, que era a classe social ligada ao comércio, tornou-se cada vez mais rica e poderosa, com isso ela precisava de uma nova organização política quefosse capaz de acabar com as intermináveis guerras da nobreza feudal, que diminuísse a quantidade de impostos sobre as mercadorias cobrados pelos senhores feudais e que reduzisse o grande número de moedas que atrapalhavam seus negócios. 
Cada estado foi definido suas fronteiras políticas, estabelecendo os limites territoriais de cada governo nacional, surgindo a noção de soberania, pela qual osoberano (governante) tinha o direito de fazer valer as decisões do Estado perante os súditos. Diversos reis passaram a exercer autoridade nos mais variados setores: organizavam os exércitos, que ficava sobre o seu comando, distribuíam a justiça entre seus súditos, decretavam leis e arrecadavam tributos.
Os países que mais tiveram destaque na Europa Ocidental foram: Portugal e Espanha. No século XV,com o declínio do feudalismo, as relações econômicas começaram a se dar através do comércio marítimo. Expedições eram organizadas com o objetivo de explorar outras regiões, a fim de extrair alimentos, principalmente as especiarias. No inverno, o alimento para o gado se tornava escasso na Europa e algumas especiarias conservavam a carne, fato este que propiciou sua valorização, já que o abatebovino se dava no outono e a carne precisava estar conservada até o inverno. Além do uso como conservante, as especiarias também eram utilizadas na fabricação de remédios, perfumes e temperos.
A Idade Média já tinha ficado para trás, mas o interesse em expandir o catolicismo, convertendo os não cristãos, ainda existia. O acúmulo de riquezas também influenciou, junto com a descoberta de novosmercados, já que, após a conquista de Constantinopla pelos turcos, as rotas comerciais do Mediterrâneo foram bloqueadas.
Portugal saiu na frente, investindo em tecnologia marítima. Além de desenvolverem o uso de ferramentas de navegação (bússola, astrolábio, quadrante), inventou as caravelas, principal embarcação utilizada nas grandes navegações. Também favoreceu seu desenvolvimento o fato de Portugalnão estar inserido em nenhuma guerra, nesse período. Enquanto os outros países europeus se endividavam com a manutenção destas, Portugal se dedicava somente à sua expansão.
Motivados por sua situação positiva, várias expedições portuguesas obtiveram êxito, não só na extração de especiarias e metais, mas também na descoberta de novas terras e na colonização de seus habitantes. Além do famigeradonavegador Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil, o navegador Vasco da Gama também teve destaque, descobrindo as Índias e, consequentemente, um novo caminho para o Oriente. Conforme Portugal ia alcançando novos patamares na economia marítima, os outros países europeus iam cessando seus conflitos e se interessando pelas navegações. Foi o caso da Espanha,
que, após expulsar os muçulmanos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Expansao europeia
  • Expansão Europeia
  • Expansão europeia
  • A Expansão Européia
  • A Expansão Europeia
  • Expansão europeia
  • Expansão européia
  • expansão europeia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!