Expansão das fronteiras agricolas na Amazonia em relação a Soja

Páginas: 9 (2038 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2014
Escola Estadual Professora Esther Medina
Ingrid Matia Correia
Joice dos Anjos Ferreira Santos
Thainá Nascimento Ferreira
Victória Alves Silva
Expansão das fronteiras agrícolas na Amazonia
em relação ao Soja
Santo André/SP
2014 Ingrid Matia Correia
Joice dos Anjos Ferreira Santos
Thainá Nascimento Ferreira
Victória Alves Silva
Expansão das fronteiras agrícolas na Amazoniaemrelação ao Soja
GeográfiaSanto André/SP
2014
A expansão da cultura da soja no Brasil
A expansão da cultura da soja no Brasil nas duas últimas décadas alcançou grandes proporções trazendo importantes mudanças para o modelo de ocupação do espaço territorial e para o desenvolvimento da economia nacional. Segundo maior produtor mundial do grão e maior exportador desde 2003, o Brasil tem aumentado suaprodução acompanhando a tendência mundial de crescimento da demanda e da oferta de soja. Esse aumento da produção brasileira estaria, por um lado, relacionado à demanda internacional e de outro, à própria demanda interna vinda, principalmente do setor agroindustrial, no que se refere ao suprimento das necessidades dos setores de carnes (suínos e aves), leite e óleo comestível.
A produção de soja tem,nos últimos 20 anos, avançado em todas as regiões do país. Expandindo-se em princípio pelas regiões Sul e Sudeste, alcançou um crescimento vigoroso no Centro-Oeste e vem se expandindo pelos cerrados nordestinos e amazônicos recentemente.
Este crescimento da sojicultura no país está relacionado a dois fatores centrais: 1) o novo cenário macroeconômico e seus efeitos sobre a agricultura;
2) acontribuição da pesquisa e desenvolvimento (P&D) ao crescimento da produção e da produtividade.
Esses fatores contribuíram para que os pólos produtores de grãos brasileiros ganhassem em competitividade estimulando a expansão das áreas plantadas com variedades de cultivares adaptadas a regiões anteriormente inviáveis ao cultivo.
Na região Nordeste e na Amazônia brasileira, a soja tem seexpandido rapidamente como resultado da combinação de preços, de subsídios governamentais indiretos, especialmente no que se refere a investimentos em infra-estrutura de transporte e do papel da P&D, responsável pelo desenvolvimento de novas variedades de cultivares de soja, adaptadas às condições regionais. No Nordeste, os municípios de Balsas no Maranhão e Barreiras na Bahia são os dois principaispólos produtores. Na Amazônia, atualmente, em caráter experimental ou não, já se planta soja. Os governos estaduais têm incentivado, a produção de grãos, inicialmente sobre áreas do cerrado, dos campos naturais, em áreas de transição cerrado-floresta ou sobre áreas degradadas de projetos pecuários fracassados. Em Rondônia, Roraima, Pará e Amazonas, o cultivo da soja ganhou grande importância e oplantio é estimulado pelo Governo Federal e dos estados e pela iniciativa privada, principalmente pelos grupos Maggi e Cargill Tradicionalmente, a ocupação da Amazônia tem conduzido a um aumento do desmatamento nessa região. Embora não se possa atribuir a um único fator as causas do desmatamento, por ser este, um fenômeno de natureza bastante complexa, três principais formas de desmatamento podemser elencadas para a Amazônia: a conversão da floresta para pastagem; o corte e a queima da floresta para culturas anuais e a implementação de cultivos de grãos. Na Amazônia, a principal causa do desflorestamento é a pecuária extensiva de baixa produtividade, seguida pelo cultivo de grãos, impulsionada pela demanda do mercado externo e pelos investimentos em infra-estrutura de transporte.
Aexpansão da monocultura, especialmente a soja se apresenta como um dos fatores importantes para o aumento das taxas de desmatamento. Essa influência ainda parece ser indireta, uma vez que, está se estabelecendo sobre áreas de pastagens degradadas de projetos pecuários fracassados, na maioria dos casos. Contudo, a ocupação da soja sobre as áreas de pastagens antigas, obriga o deslocamento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A expansão da fronteira agrícola na Amazônia (O Caso da Soja)
  • Multitemporal do avanço da fronteira agrícola
  • Fronteiras Agrícolas atuas
  • A peliferia como fronteira de expansão do capital
  • A Expansão Das Fronteiras Da Colônia
  • O avanço da Fronteira Agrícola Brasileira
  • Expansão da fronteira elétrica
  • Expansão da soja no araguaia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!